GLOSSÁRIO SEMÂNTICO-LEXICAL A PARTIR DOS ATLAS LINGUÍSTICO DO CENTRO-OESTE E DO LITORAL POTIGUAR
Palavras-chave:
Dialetologia e Geolinguística, Atlas línguístico, Lexicografia Regional, Glossário, Variantes lexicaisResumo
A todo instante, a língua está sujeita à renovação e constante transformação. E a forma como os seus falantes vivem contribui para essas mudanças, porque cada falante é, ao mesmo tempo, usuário e agente modificador de sua língua, nela imprimindo marcas geradas pelas novas situações com que se depara. Neste artigo, apresentamos uma amostra do repertório lexicográfico das variações lexicais, dadas como respostas aos Questionários aplicados no Atlas Linguístico do Centro-Oeste Potiguar (SILVA, 2012) e no Atlas Geolinguístico do Litoral Potiguar (PEREIRA, 2007). Para isso, fundamentamos nosso trabalho nos modelos teóricos das ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia e terminografia, como também na área da Dialetologia, principalmente no que vem sido postulado pelo Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). A partir desses dois Atlas, foram elaborados mais 200 verbetes dos quais aqui apresentamos apenas 25 como amostra. O critério de escolha desses verbetes foi a maior produtividade no que se refere a quantidade de variações lexicais e a presença de uma mesma questão nos dois Atlas. A pesquisa trouxe grandes contribuições, pois por ela, podemos perceber como o falar de uma determinada regional diz muito da maneira como seus falantes enxergam o mundo e sua cultura local. Assim, o ato de registrar as variações regionais pode nos ajudar a aprofundar o conhecimento da nossa identidade linguística, além de contribuir com a perpetuação da memória linguística das localidades pesquisadas.
Downloads
Referências
_______. Atlas linguístico da Paraíba. Brasília: UFBB/CNPq, 1984.
BARROS, Lídia A. Curso básico de terminologia. São Paulo: EDUSP, 2004.
BESSA, José Rogério F. et al. Atlas linguístico do Ceará. Fortaleza: UFC, 2010.
BRANDíO, S. F. A geografia linguística do Brasil. São Paulo: Ática, 1991.
CARDOSO, Suzana Alice Marcelino. Atlas linguístico de Sergipe II. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2002.
COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB. Atlas Linguístico do Brasil: Questionários 2001. Londrina: EDUEL, 2001.
FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio. versão 7.0. 5ª. ed. Curitiba, Paraná: Editora Positivo, 2010.
FERREIRA, C. e CARDOSO, S. A. M. A dialetologia no Brasil. São Paulo: Contexto, 1994. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.
NASCENTES, Antenor. Bases para a elaboração de um atlas linguístico do Brasil. Rio de Janeiro: Ministério de Educação Casa de Rui Barbosa, Vol. I 1958, Vol II 1981.
PEREIRA, M. N. O Léxico da carnaubeira no vale do Açu. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Curso de Letras PUC/RJ, 1990.
______. Atlas linguístico do Rio Grande do Norte. Natal: UNP, [s.d.].
______. Atlas Geolinguístico do Litoral Potiguar. Rio de Janeiro, 2007. Tese (doutorado em Língua Portuguesa). Programa de Pós-Graduação em Letras / UFRJ.
ROMANO, Valter Pereira. Balanço crítico da Geolinguística brasileira e a proposição de uma divisão. Entretextos, Londrina, V.13, nº 02, p. 203- 242, jul.\ dez. 2013.
SANTOS, W.L. O léxico do canto do mangue. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
SILVA, M. B. Atlas Linguístico do Centro-Oeste Potiguar. Tese (doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
_____. A terminologia do sal no RN: uma abordagem socioterminológica. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
_____. A terminologia da indústria do sal no RN: uma perspectiva socioterminológica. Mossoró\RN: Edição UERN, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Francisca Camila Alves Feitosa, Moises Batista da Silva, Pedrina Dantas Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.