A ESCRITA MULTIMODAL E HIPERTEXTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MULTILETRAMENTOS

Autores

  • Aline Ribeiro Lucas
  • Moises Batista da Silva

Palavras-chave:

Multiletramentos, Multimodalidade, Hipertexto

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem de lí­ngua portuguesa tem ganhado novas dimensões com a utilização, cada vez mais crescente, das novas tecnologias digitais como ferramentas mediadoras e facilitadoras para a prática e o desenvolvimento dos letramentos demandados pela sociedade contemporânea. Segundo Rojo (2013), é necessário fomentar, dentro do ambiente escolar, propostas didáticas que considerem as novas formas de produção, configuração e circulação dos textos, que implicam os multiletramentos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo promover e investigar os multiletramentos nas aulas de lí­ngua portuguesa por meio da produção de textos digitais em um blog, levando em consideração a utilização de recursos multimodais e hipertextuais no processo de produção de sentido. Para subsidiar tal estudo, recorremos í s teorias que discutem os multiletramentos (ROJO, 2013; KALANTZIS; COPE, 2008), a multimodalidade (BARTON; LEE,2015; LEMKE, 2010) e o hipertexto (GOMES, 2011; XAVIER, 2002). Para efeitos de análise, utilizamos amostras de textos digitais produzidos por alunos do 9º ano durante a aplicação de uma proposta didática inspirada nos moldes de Schneuwly e Dolz (2004) e nos estudos de Oliveira, Tinoco e Santos (2014). Os resultados revelam que a produção de textos digitais que exploram e utilizam aspectos multimodais e hipertextuais possibilita e efetiva significativamente práticas de escrita multiletradas no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Aline Ribeiro Lucas

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora da Rede Estadual de Ensino Fundamental do Estado do Ceará. 

Moises Batista da Silva

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

LUCAS, A. R.; SILVA, M. B. da . A ESCRITA MULTIMODAL E HIPERTEXTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MULTILETRAMENTOS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 5, n. 1, p. 03–25, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/146. Acesso em: 22 dez. 2024.