Atividade social como trabalho voluntário: perspectivas de engajamento

Autores

  • Sandra Maria Duarte dos Santos Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Ensino de inglês, Atividades Sociais, Voluntariado

Resumo

O presente artigo, recorte de uma dissertação de mestrado em Linguí­stica Aplicada como forma de relato de experiência, discorre sobre a realização de um trabalho voluntário desenvolvido nas aulas de inglês com alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola do interior de São Paulo. O problema que motivou o trabalho desenvolvido foi a falta de engajamento dos alunos e o desinteresse pela disciplina inglês, frente í s práticas pedagógicas tradicionais utilizadas pelos professores. Portanto, o objetivo deste relato é refletir acerca da maneira pela qual uma atividade social como trabalho voluntário proporciona o engajamento dos alunos e a ampliação do repertório linguí­stico, bem como novos modos de ser e agir em sociedade. Especificamente, pretende-se discutir sobre quais valores do trabalho voluntário são revelados a partir das marcas linguí­sticas nas vozes dos alunos, de maneira multimodal, por meio do gênero textual Testimonial (relato de experiência). Portanto, este estudo está ancorado nas concepções da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, na Pedagogia dos Multiletramentos, na Atividade Social e no conceito de Voluntariado. As bases metodológicas que fundamentam este estudo ancoram-se na Pesquisa Crí­tica de Colaboração – PcCol. O corpus que compõe esta pesquisa foi analisado por meio das categorias enunciativas, discursivas e linguí­sticas da linguagem. Os resultados sinalizam que ter participado de uma atividade social como trabalho voluntário propiciou o engajamento da turma por meio da ressignificação das aulas de inglês e possibilitou novos modos de ser e agir em sociedade, além da ampliação do repertório linguí­stico em inglês.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Duarte dos Santos, Universidade de Taubaté

Mestra em Linguí­stica Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica Aplicada da Universidade de Taubaté.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

SANTOS, S. M. D. dos. Atividade social como trabalho voluntário: perspectivas de engajamento. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 2, p. 99–120, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3382. Acesso em: 23 nov. 2024.