Elaboração e aplicação de atividades com mí­dias digitais para o ensino de inglês na percepção do professor e do aluno

Autores

  • Eveline Tomaz Souza Universidade Federal do Ceará -UFC/Colégio 7 de Setembro

Palavras-chave:

Tecnologia, Inglês, Ensino, Elaboração, Mí­dia Digital

Resumo

O acesso aos materiais de ensino de lí­nguas estrangeiras é facilmente encontrado na internet e pode representar tanto uma facilidade como um desafio para o professor. Saber conectar as diversas mí­dias com as necessidades do aluno em sala de aula requer preparação e pesquisa por parte do professor, uma vez que, do outro lado, temos aprendizes que possuem acesso aos diversos conteúdos e buscam inovação no aprendizado de lí­nguas. A partir das reflexões sobre o uso de tecnologia na sala de aula, da elaboração de atividades em lí­ngua inglesa e a forma como são apresentadas em sala, o presente artigo compara a percepção do professor na elaboração de atividades utilizando mí­dias digitais no trabalho com as competências comunicativas da lí­ngua inglesa e a forma como os alunos veem as atividades trabalhadas em sala. Como resultado, constatou-se que os professores veem as atividades de Vocabulary como as mais eficazes e interessantes, já as atividades de Reading e Grammar apresentam-se como as mais desafiadoras. Para os alunos, as atividades de Pronunciation são mais interessantes e eficazes enquanto as atividades de Grammar e Reading são consideradas menos estimulantes. Conclui-se que a importância de se conhecer as expectativas do aluno em sala de aula ganha nova roupagem uma vez que é preciso conhecer a realidade tecnológica que o aluno está inserido e, da mesma forma, novos caminhos e ideias precisam ser buscados para que o trabalho em todas as competências comunicativas da lí­ngua seja eficazmente apresentado em sala.

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Biografia do Autor

Eveline Tomaz Souza, Universidade Federal do Ceará -UFC/Colégio 7 de Setembro

Mestre em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará -UFC (2018). Professora de inglês do Colégio 7 de Setembro (Fortaleza-CE). Tem experiência na área de Educação e ensino bilí­ngue, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: bilinguismo; multilinguismo; abordagem comunicativa

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

SOUZA, E. T. . Elaboração e aplicação de atividades com mí­dias digitais para o ensino de inglês na percepção do professor e do aluno. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 2, p. 121–136, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3397. Acesso em: 6 jul. 2024.