Um estudo sobre relações intertextuais entre textos bí­blicos e canções gospel

Autores

  • Ana Paula Lima de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ (IFPI)
  • Shara Lylian de Castro Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ (IFPI)
  • Kennedy Cabral Nobre Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Palavras-chave:

Intertextualidade, Bí­blia, Canções

Resumo

A intertextualidade é um tema caro aos estudos da Linguí­stica de Texto, devido ao seu caráter criador de novos sentidos, a partir dos diferentes diálogos que se dão entre os textos. Não é diferente com as músicas classificadas como gospel. Elas apresentam quase unanimemente intertextualidade com os textos bí­blicos, por dois motivos principais: o caráter religioso que determina a música gospel, que a diferencia da música não evangélica e a própria cobrança do público-alvo sobre o conteúdo das músicas. Nessa perspectiva, discutimos de que modo se dá a intertextualidade stricto sensu entre as músicas e a Bí­blia, e como isso repercute na própria definição do gênero musical intitulado gospel. Elegemos a proposta de Nobre (2014) como modelo de análise, uma vez que faz convergirem as propostas classificatórias dos principais estudiosos dos processos intertextuais. Acreditamos que, sendo a música importante instrumento das práticas religiosas, tem-se nela um nicho profí­cuo para a observação da intertextualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Lima de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ (IFPI)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí­ (UESPI), Mestre em Letras (Estudos de Linguagem) pela Universidade Federal do Piauí­ (UFPI) e Doutora em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como professora de Lí­ngua Portuguesa no ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Piauí­ (IFPI). 

Shara Lylian de Castro Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ (IFPI)

É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí­ (IFPI), doutora em Linguí­stica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestra em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em LIBRAS pela Universidade Estadual do Piauí­ (UESPI) e graduada em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí­ (UESPI). Tem interesse especial em pesquisas que envolvem Análise do Discurso. 

Kennedy Cabral Nobre, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor adjunto C III da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 

Referências

BÍBLIA. Sagrada Bí­blia Católica: Antigo e Novo Testamentos. Tradução de José Simão. São Paulo: Sociedade Bí­blica de Aparecida, 2008.

CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V. Revisitando o estatuto do texto. Revista do Gelne, v. 12, n. 2, 2010, p. 56-71.

CHEDIAK, Almir. Dicionário de acordes cifrados. Irmãos Vitales editores: São Paulo, 1984.

COSTA, N. B. da. Música popular brasileira, linguagem e sociedade: analisando o discurso literomusical brasileiro. Curitiba: Appris, 2012.

FIX, U. O Cânone e a dissolução do cânone. A intertextualidade tipológica – um recurso estilí­stico pós-moderno? Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, vol. 14, n. 1, p. 261-268, 2006.

GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Extratos traduzidos por Cibele Braga; Erika Viviane Costa Vieira; Luciene Guimarães; Maria Antônia Ramos Coutinho; Mariana Mendes Arruda; Mirian Vieira. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

CARVALHO, A. P. L. de; LOPES, S. L. de C.; NOBRE, K. C. . Um estudo sobre relações intertextuais entre textos bí­blicos e canções gospel. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 1, p. 110–125, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3480. Acesso em: 6 jul. 2024.