A INTERTEXTUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
UM ESTUDO COM CENAS PÓS-CRÉDITOS DE CINEMA
Palabras clave:
Intertextualidade, intericonicidade, memória, cenas pós-créditosResumen
Este trabalho, inserido nos estudos da Linguística Textual, mostra, a partir do quadro teórico de Genette (1982) e Fiorin (1994; 2011), a presença da intertextualidade como construtora e produtora de sentido em cenas pós-crédito de filmes, destacando a citação, a alusão e a estilização enquanto recursos dessa relação dialógica; e discute, ainda, a importância da memória discursiva (Courtine, 1981) para a compreensão das relações entre imagens. Como resultado, identificamos que as cenas podem vir em forma de citação, quando ela é cortada de um trecho de outro filme e divulgada naquele espaço; alusão, quando a cena remete a algo do filme que a antecedeu ou de um filme posterior; e a estilização, quando a sua estrutura é semelhante a outra cena já existente. Nos três tipos, a memória é fator fundamental para a compreensão da cena, uma vez que em todos os casos analisados os receptores precisam identificar a relação existente entre textos verbais e/ou não-verbais, remetendo a imagens ou a informações de outros filmes ou de um mesmo filme.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, com a colaboração de Lucia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. 3a ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
BARTHES, Roland. Oeuvres complètes. Paris: Seuil, 1994, páginas 1.677-1.689.
COURTINE, Jean-Jacques; MARANDIN, J.-M. Quel objet pour l’analyse du discours? In: CONEIN, B. et al. (Ed.). Matérialités discursives. Lille: Presses Universitaires de Lille, 1981. p. 21-33.
CUNHA, Dóris de A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In: DIONISIO, Angela P.; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p. 166-179.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Recitações de mitos: a história na lente da mídia. In: GREGOLIN, M. R. Filigranas do discurso: as vozes da história. Araraquara/Unesp: Cultura Acadêmica, 2000. p. 19-34.
FIORIN, José Luiz. Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade em torno de Bakhtin. São Paulo: EDUSP, 1994.
FIORIN, JOSÉ Luiz. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAITH, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005, p. 161-193.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2011.
GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010. Extratos traduzidos por Cibele Braga, Erika Viviane Costa Vieira, Luciene Guimarães, Maria Antônia Ramos Coutinho, Mariana Mendes Arruda, Miriam Vieira. Edição francesa: GENETTE, Gérard. Palimpsestes: la littérature au second degré. Paris: Éd. du Seuil, 1982.
KRISTEVA, J. Bakhtine. Le mot, le dialogue et le roman. Critique: Revue générale des publications. Paris, vol. 29, abr, 1967.
MAIA, Maria Christina de Motta. Intertextualidade. Rio de Janeiro: 2008 Disponível em: https://bit.ly/3IwIRYf. Acesso em jan 2022.
MOZDZENSKI, Leonardo. A intertextualidade no videoclipe: uma abordagem discursiva e imagético-cognitiva. Revista Contemporânea, vol.7, no 2. Dez. 2009.
PIÈGAY-GROS, Nathalie. Introduction à l’intertextualité. Paris: Dunod, 1996.
ZANI, Ricardo. Intertextualidade: considerações em torno do dialogismo. Revista Em Questão. Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 121-132, jan./jun. 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Wesley, Luan

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.



