LETRAMENTOS DIGITAIS E ACADÊMICOS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: INVESTIGANDO PRÁTICAS LETRADAS EM UM CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
INVESTIGATING LITERA AT A PUBLIC UNIVERSITY
Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos, Letramentos digitais, Curso de LetrasResumo
Este artigo, que integra pesquisa mais ampla de doutorado, em andamento, busca investigar práticas letradas desenvolvidas no Ensino Superior, especificamente, em um curso de Letras de uma universidade pública, com alunos que realizam a disciplina de Estágio Supervisionado a partir dos Novos Estudos do Letramento – NLS – e de perspectiva que visa conjugar letramentos acadêmicos e digitais. Trata-se, em particular, de pesquisa qualitativa, inserida na Linguística Aplicada, de base metodológica etnográfica. Para análise são trazidas as "vozes" dos graduandos por meio de dados gerados a partir da resposta a dois questionários aplicados aos alunos sobre suas práticas na universidade na intenção de, por meio dos discursos constituídos neles, verificar algumas "dimensões escondidas" (STREET, 2010) no trabalho com gêneros acadêmicos ao longo do curso de Letras que cursam, a presença (ou não) da "prática institucional do mistério" (LILLIS, 1999) em suas atividades de produção ao longo de certas disciplinas e a relação entre práticas acadêmicas e o meio digital. Espera-se, com a pesquisa, apresentar resultados que contribuam para o desenvolvimento do campo de pesquisa dos letramentos acadêmicos, além de promover reflexões acerca do Ensino Superior público e, em especial, rever práticas letradas do curso de Letras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Raquel Salek Fiad, Flávia Danielle Sordi Silva Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.