LETRAMENTOS DIGITAIS E ACADÊMICOS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: INVESTIGANDO PRÁTICAS LETRADAS EM UM CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

INVESTIGATING LITERA AT A PUBLIC UNIVERSITY

Autores

  • Raquel Salek Fiad
  • Flávia Danielle Sordi Silva Miranda

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Letramentos digitais, Curso de Letras

Resumo

Este artigo, que integra pesquisa mais ampla de doutorado, em andamento, busca investigar práticas letradas desenvolvidas no Ensino Superior, especificamente, em um curso de Letras de uma universidade pública, com alunos que realizam a disciplina de Estágio Supervisionado a partir dos Novos Estudos do Letramento – NLS – e de perspectiva que visa conjugar letramentos acadêmicos e digitais. Trata-se, em particular, de pesquisa qualitativa, inserida na Linguí­stica Aplicada, de base metodológica etnográfica. Para análise são trazidas as "vozes" dos graduandos por meio de dados gerados a partir da resposta a dois questionários aplicados aos alunos sobre suas práticas na universidade na intenção de, por meio dos discursos constituí­dos neles, verificar algumas "dimensões escondidas" (STREET, 2010) no trabalho com gêneros acadêmicos ao longo do curso de Letras que cursam, a presença (ou não) da "prática institucional do mistério" (LILLIS, 1999) em suas atividades de produção ao longo de certas disciplinas e a relação entre práticas acadêmicas e o meio digital. Espera-se, com a pesquisa, apresentar resultados que contribuam para o desenvolvimento do campo de pesquisa dos letramentos acadêmicos, além de promover reflexões acerca do Ensino Superior público e, em especial, rever práticas letradas do curso de Letras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Salek Fiad

Doutora em Linguí­stica pela State University of New York. Professora titular da Unicamp.

Flávia Danielle Sordi Silva Miranda

Doutoranda em Linguí­stica Aplicada pela Unicamp e bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

FIAD, R. S. .; MIRANDA, F. D. S. S. . LETRAMENTOS DIGITAIS E ACADÊMICOS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: INVESTIGANDO PRÁTICAS LETRADAS EM UM CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: INVESTIGATING LITERA AT A PUBLIC UNIVERSITY. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 1, p. 31–50, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/70. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Nossas Letras