LETRAMENTOS DIGITAIS E ACADÊMICOS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: INVESTIGANDO PRÁTICAS LETRADAS EM UM CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

INVESTIGATING LITERA AT A PUBLIC UNIVERSITY

Autores/as

  • Raquel Salek Fiad
  • Flávia Danielle Sordi Silva Miranda

Palabras clave:

Letramentos acadêmicos, Letramentos digitais, Curso de Letras

Resumen

Este artigo, que integra pesquisa mais ampla de doutorado, em andamento, busca investigar práticas letradas desenvolvidas no Ensino Superior, especificamente, em um curso de Letras de uma universidade pública, com alunos que realizam a disciplina de Estágio Supervisionado a partir dos Novos Estudos do Letramento – NLS – e de perspectiva que visa conjugar letramentos acadêmicos e digitais. Trata-se, em particular, de pesquisa qualitativa, inserida na Linguí­stica Aplicada, de base metodológica etnográfica. Para análise são trazidas as "vozes" dos graduandos por meio de dados gerados a partir da resposta a dois questionários aplicados aos alunos sobre suas práticas na universidade na intenção de, por meio dos discursos constituí­dos neles, verificar algumas "dimensões escondidas" (STREET, 2010) no trabalho com gêneros acadêmicos ao longo do curso de Letras que cursam, a presença (ou não) da "prática institucional do mistério" (LILLIS, 1999) em suas atividades de produção ao longo de certas disciplinas e a relação entre práticas acadêmicas e o meio digital. Espera-se, com a pesquisa, apresentar resultados que contribuam para o desenvolvimento do campo de pesquisa dos letramentos acadêmicos, além de promover reflexões acerca do Ensino Superior público e, em especial, rever práticas letradas do curso de Letras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Salek Fiad

Doutora em Linguí­stica pela State University of New York. Professora titular da Unicamp.

Flávia Danielle Sordi Silva Miranda

Doutoranda em Linguí­stica Aplicada pela Unicamp e bolsista CNPq.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

FIAD, R. S. .; MIRANDA, F. D. S. S. . LETRAMENTOS DIGITAIS E ACADÊMICOS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: INVESTIGANDO PRÁTICAS LETRADAS EM UM CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: INVESTIGATING LITERA AT A PUBLIC UNIVERSITY. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 1, p. 31–50, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/70. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Nossas Letras