Uma análise multimodal e discursiva da mí­dia: escaladas do Jornal Nacional em jogo

Autores

Palavras-chave:

Análise Crí­tica do Discurso, Escaladas de telejornal, Multimodalidade discursiva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal analisar textos midiáticos de telejornal, no que se refere aos aspectos estruturais, discursivos e multimodais, almejando dar fomento ao trabalho de leitura e produção textual em sala de aula. Para tanto, a pesquisa investiga como se constitui um dos principais segmentos de mí­dia jornalí­stica televisiva, o Jornal Nacional, e como seu estudo pode oferecer subsí­dios importantes ao processo de ensino-aprendizagem de lí­ngua. Tomam-se, como teoria de base os pressupostos da Análise Crí­tica do Discurso, teoria que aborda o contexto de uso da linguagem como um elemento crucial, propondo pesquisas voltadas para relações sociais caracterizadas pela luta e conflito, materializadas por discursos como o institucional, polí­tico, de gênero (gender) e da mí­dia (FAIRCLOUGH, 2001 [1992]; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1990; FAIRCLOUGH, 2003; RAMALHO; RESENDE, 2011). Paralelamente, pela própria natureza dos dados, especialmente quanto a seu caráter de constituição de aparato de multimodalidade, são tomados os conceitos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; FERNANDES; ALMEIDA, 2008). Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa e interpretativista, especialmente de caráter crí­tico e documental (BAUER; GASKELL, 2008). Com isso, foram selecionadas escaladas de cinco edições do Jornal Nacional, no perí­odo de janeiro a março de 2019. As edições selecionadas são representativas de temas e eventos sociais recorrentes no perí­odo mencionado. Os resultados da pesquisa apontam para uma necessidade premente de melhor conhecer os caracteres constitutivos de exemplares de mí­dia para o fomento de atividades de leitura e produção de texto no ensino básico.

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Biografia do Autor

Maria Geizi Silva Pinto, Escola Municipal Padre Amaro (Paraú/RN)

Graduada em Letras Lí­ngua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pós-graduanda no curso de Especialização em Linguí­stica Aplicada e Ensino de Lí­nguas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e no curso de Especialização em Ensino de Lí­ngua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). É atuante, principalmente, nos seguintes temas e correntes teóricas: Análise Crí­tica do Discurso, Discurso Midiático, Gramática do Design Visual e Multimodalidade Discursiva. 

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

PINTO, M. G. S. . Uma análise multimodal e discursiva da mí­dia: escaladas do Jornal Nacional em jogo. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 6, n. 2, p. 21–41, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2208. Acesso em: 6 jul. 2024.