Uma análise multimodal e discursiva da mí­dia: escaladas do Jornal Nacional em jogo

Autores

Palavras-chave:

Análise Crí­tica do Discurso, Escaladas de telejornal, Multimodalidade discursiva

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal analisar textos midiáticos de telejornal, no que se refere aos aspectos estruturais, discursivos e multimodais, almejando dar fomento ao trabalho de leitura e produção textual em sala de aula. Para tanto, a pesquisa investiga como se constitui um dos principais segmentos de mí­dia jornalí­stica televisiva, o Jornal Nacional, e como seu estudo pode oferecer subsí­dios importantes ao processo de ensino-aprendizagem de lí­ngua. Tomam-se, como teoria de base os pressupostos da Análise Crí­tica do Discurso, teoria que aborda o contexto de uso da linguagem como um elemento crucial, propondo pesquisas voltadas para relações sociais caracterizadas pela luta e conflito, materializadas por discursos como o institucional, polí­tico, de gênero (gender) e da mí­dia (FAIRCLOUGH, 2001 [1992]; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1990; FAIRCLOUGH, 2003; RAMALHO; RESENDE, 2011). Paralelamente, pela própria natureza dos dados, especialmente quanto a seu caráter de constituição de aparato de multimodalidade, são tomados os conceitos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; FERNANDES; ALMEIDA, 2008). Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa e interpretativista, especialmente de caráter crí­tico e documental (BAUER; GASKELL, 2008). Com isso, foram selecionadas escaladas de cinco edições do Jornal Nacional, no perí­odo de janeiro a março de 2019. As edições selecionadas são representativas de temas e eventos sociais recorrentes no perí­odo mencionado. Os resultados da pesquisa apontam para uma necessidade premente de melhor conhecer os caracteres constitutivos de exemplares de mí­dia para o fomento de atividades de leitura e produção de texto no ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Geizi Silva Pinto, Escola Municipal Padre Amaro (Paraú/RN)

Graduada em Letras Lí­ngua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pós-graduanda no curso de Especialização em Linguí­stica Aplicada e Ensino de Lí­nguas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e no curso de Especialização em Ensino de Lí­ngua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). É atuante, principalmente, nos seguintes temas e correntes teóricas: Análise Crí­tica do Discurso, Discurso Midiático, Gramática do Design Visual e Multimodalidade Discursiva. 

Referências

AQUINO, Lucélio Dantas de; SOUZA, Medianeira. A multimodalidade no gênero blog. In: ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de (Org.). Perspectiva em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008.
BAUER, M.; AARTS, B. A construção do corpus: um princí­pio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, M.; GASKELL, G. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
CHAUI, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mí­dia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
COSTA, Ivandilson. Análise do discurso da mí­dia: a reestruturação promocional do texto jornalí­stico. 236f. Tese (Doutorado em Letras/Linguí­stica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
FAIRCLOUGH, Norman. Language and globalization. London; New York: Routledge, 2006.
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge. 2003.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasí­lia: Editora da UnB, 2001[1992].
FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. 2. ed. London: Longman, 1990.
FERNANDES, José Davi Campos; ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de. Revisitando a gramática visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de (Org.). Perspectiva em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008.
HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 2004.
KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo van. Reading images: the grammar of visual design. London/New York: Routledge, 2006.
MORAES, Dênis (Org.). Mí­dia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. Rio de Janeiro: FAPERJ/Boitempo, 2013.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane. Análise do Discurso (para a) Crí­tica: o texto como material de trabalho. Campinas: Pontes Editores, 2011.
THOMPSON, John B. A mí­dia e a modernidade: uma teoria social da mí­dia. Petrópolis: Vozes, 1998 [1995].
WODAK, Ruth. Introduction: Discourse studies – important concepts and terms. In: WODAK, Ruth; KRYÅ»ANOWSKY, Michal (Ed.). Qualitative discourse analysis in the social sciences. London: Palgrave, 2008.
WODAK, Ruth. Do que trata a ACD: um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. esp., p. 233-243, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

PINTO, M. G. S. . Uma análise multimodal e discursiva da mí­dia: escaladas do Jornal Nacional em jogo. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 6, n. 2, p. 21–41, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2208. Acesso em: 22 nov. 2024.