Uma análise multimodal e discursiva da mídia: escaladas do Jornal Nacional em jogo
Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, Escaladas de telejornal, Multimodalidade discursivaResumo
O presente estudo tem como objetivo principal analisar textos midiáticos de telejornal, no que se refere aos aspectos estruturais, discursivos e multimodais, almejando dar fomento ao trabalho de leitura e produção textual em sala de aula. Para tanto, a pesquisa investiga como se constitui um dos principais segmentos de mídia jornalística televisiva, o Jornal Nacional, e como seu estudo pode oferecer subsídios importantes ao processo de ensino-aprendizagem de língua. Tomam-se, como teoria de base os pressupostos da Análise Crítica do Discurso, teoria que aborda o contexto de uso da linguagem como um elemento crucial, propondo pesquisas voltadas para relações sociais caracterizadas pela luta e conflito, materializadas por discursos como o institucional, político, de gênero (gender) e da mídia (FAIRCLOUGH, 2001 [1992]; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1990; FAIRCLOUGH, 2003; RAMALHO; RESENDE, 2011). Paralelamente, pela própria natureza dos dados, especialmente quanto a seu caráter de constituição de aparato de multimodalidade, são tomados os conceitos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; FERNANDES; ALMEIDA, 2008). Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa e interpretativista, especialmente de caráter crítico e documental (BAUER; GASKELL, 2008). Com isso, foram selecionadas escaladas de cinco edições do Jornal Nacional, no período de janeiro a março de 2019. As edições selecionadas são representativas de temas e eventos sociais recorrentes no período mencionado. Os resultados da pesquisa apontam para uma necessidade premente de melhor conhecer os caracteres constitutivos de exemplares de mídia para o fomento de atividades de leitura e produção de texto no ensino básico.
Downloads
Referências
BAUER, M.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, M.; GASKELL, G. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
CHAUI, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
COSTA, Ivandilson. Análise do discurso da mídia: a reestruturação promocional do texto jornalístico. 236f. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
FAIRCLOUGH, Norman. Language and globalization. London; New York: Routledge, 2006.
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge. 2003.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UnB, 2001[1992].
FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. 2. ed. London: Longman, 1990.
FERNANDES, José Davi Campos; ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de. Revisitando a gramática visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de (Org.). Perspectiva em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008.
HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 2004.
KRESS, Gunther; LEEUWEN, Theo van. Reading images: the grammar of visual design. London/New York: Routledge, 2006.
MORAES, Dênis (Org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. Rio de Janeiro: FAPERJ/Boitempo, 2013.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane. Análise do Discurso (para a) Crítica: o texto como material de trabalho. Campinas: Pontes Editores, 2011.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998 [1995].
WODAK, Ruth. Introduction: Discourse studies – important concepts and terms. In: WODAK, Ruth; KRYÅ»ANOWSKY, Michal (Ed.). Qualitative discourse analysis in the social sciences. London: Palgrave, 2008.
WODAK, Ruth. Do que trata a ACD: um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. esp., p. 233-243, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Maria Geizi Silva Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.