O JOGO DISCURSIVO NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O MODO DE REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE

Autores

  • Ilka de Oliveira Mota
  • Erich Lie Ginach

Palavras-chave:

Lí­ngua, Sujeito, Imaginário

Resumo

Este artigo teve por objetivo compreender os sentidos de realidade presentes no discurso de professores de ensino fundamental I. Para isso, propusemos uma análise discursiva de uma prática pedagógica realizada com professores da rede pública do Estado de São Paulo, na cidade de Campinas, dentro do contexto do curso "Teia do Saber. Ler para aprender: Leitura e materiais didáticos". Além de trazer para a consideração uma reflexão sobre as representações imaginárias em torno do trio escola, pesquisa e realidade, analisamos uma atividade trabalhada em grupo a fim de compreender o processo de significação e as representações imaginárias que dela emergem tendo como aparato teórico-metodológico a Análise de Discurso. Pudemos observar que o discurso pedagógico, ao formar consensos sobre o que pode e o que não pode ser dito, como se deve ser, pensar, agir, corrobora a lógica dos mundos ditos normais.

Downloads

Biografia do Autor

Ilka de Oliveira Mota

Doutora em Linguí­stica Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta II da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Erich Lie Ginach

Mestre em Linguí­stica pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

MOTA, I. de O.; GINACH, E. L. . O JOGO DISCURSIVO NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O MODO DE REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 1, p. 05–30, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/66. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Nossas Letras