A ESCRITA MULTIMODAL E HIPERTEXTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MULTILETRAMENTOS

Autores/as

  • Aline Ribeiro Lucas
  • Moises Batista da Silva

Palabras clave:

Multiletramentos, Multimodalidade, Hipertexto

Resumen

O processo de ensino-aprendizagem de lí­ngua portuguesa tem ganhado novas dimensões com a utilização, cada vez mais crescente, das novas tecnologias digitais como ferramentas mediadoras e facilitadoras para a prática e o desenvolvimento dos letramentos demandados pela sociedade contemporânea. Segundo Rojo (2013), é necessário fomentar, dentro do ambiente escolar, propostas didáticas que considerem as novas formas de produção, configuração e circulação dos textos, que implicam os multiletramentos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo promover e investigar os multiletramentos nas aulas de lí­ngua portuguesa por meio da produção de textos digitais em um blog, levando em consideração a utilização de recursos multimodais e hipertextuais no processo de produção de sentido. Para subsidiar tal estudo, recorremos í s teorias que discutem os multiletramentos (ROJO, 2013; KALANTZIS; COPE, 2008), a multimodalidade (BARTON; LEE,2015; LEMKE, 2010) e o hipertexto (GOMES, 2011; XAVIER, 2002). Para efeitos de análise, utilizamos amostras de textos digitais produzidos por alunos do 9º ano durante a aplicação de uma proposta didática inspirada nos moldes de Schneuwly e Dolz (2004) e nos estudos de Oliveira, Tinoco e Santos (2014). Os resultados revelam que a produção de textos digitais que exploram e utilizam aspectos multimodais e hipertextuais possibilita e efetiva significativamente práticas de escrita multiletradas no contexto escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Ribeiro Lucas

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora da Rede Estadual de Ensino Fundamental do Estado do Ceará. 

Moises Batista da Silva

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Citas

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BOEIRA, A. F. Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas. Revista Tecnologias na Educação. a. 1, n.1. dez. 2009. Disponí­vel em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art-9-vol1-dez-20091.pdf>. Acesso em: 14 set. 2017.
COSCARELLI, C. V. (org.). Hipertextos na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
DIAS, M. A. A. et al. Minicontos multimodais: reescrevendo imagens cotidianas. In: ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K.S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
FONTENELE, C. M. Letramento digital, práticas de leitura e escrita de lí­ngua portuguesa no nono ano do ensino fundamental: o gênero fanfic do consumo à produção. Dissertação (Mestrado em Letras). Centro de Humanidades, UFC, Ceará, 2015. 175f.
GALLI, F.C. S. Linguagem da internet: um meio de comunicação global. In: MARCHUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertextos e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010.
GOMES, L. F. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.
KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Australia: Cambridge University Press, 2012.
______. Language Education and Multiliteracies. In: MAY, S.; HORNBERGER, N. H. (eds). 2ª Ed., Encyclopedia of Language and Education. Volume 1: Language Policy and Political Issues in Education, p. 195-211.Springer Science Business Media LLC, v. 1, 2008. Disponí­vel em: <https://goo.gl/3ErDFv>. Acesso em: 13 set. 2017.
KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Orgs.) Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
KOCH, I. G. V. Hipertexto e construção do sentido. Alfa, São Paulo, v. 51, n. 1. 2007. p. 23-38.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mí­dias. Trab. Ling. Aplic., Campinas, vol. 49, n. 2, p. 455-49, Jul./Dez, 2010. Disponí­vel em:<http://www.scielo.br/pdf/tla/v49n2/09.pdf>. Acesso em: 14 set. 2017.
LIMA, M. B.; De GRANDE, P. B. Diferentes formas de ser mulher na hipermí­dia. In: ROJO, R. (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
LIMA, A. M. P.; PINHEIRO, R. C. Os multiletramentos nas aulas de lí­ngua portuguesa no Ensino Médio. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 18, n. 2, p. 327-354, jul./dez, 2015.
LUCAS, A. R. A multimodalidade e o hipertexto no blog: uma proposta de escrita à luz dos multiletramentos. Dissertação (Mestrado em Letras). Faculdade de Letras e Artes, UERN, Mossoró, 2016. 126f.
MARCHUSCHI, L. A. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 79-111. 2001.
OLIVEIRA, M. S; TINOCO, G. A.; SANTOS, I. B. A. Projetos de letramento e formação de professores de lí­ngua materna. Natal: Editora da UFRN, 2014.
PREDIGER, A.; KERSCH, D. F. Usos e desafios da multimodalidade no ensino de lí­nguas. Signo, v. 38, n. 64, p. 209-227. 2013.
RIBEIRO, A. E. Kd o prof? Tb foi navegar. In: RODRIGUES-JÚNIOR, A. S. et al. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
ROJO, R. (Org.). Escol@conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
______, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROWSELL, J.; WALSH, M. Rethinking Literacy Education in New Times: Multimodality, Multiliteracies, & New Literacies. Brock Education, v. 21, n. 1, p. 53- 62. 2011.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaí­s Cordeiro. Campinas. São Paulo. Mercado das Letras, 2004.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientí­fico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, v. 23, n. 81, p. 143-160. 2002.
XAVIER, A.C. Hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese (Doutorado em Lingüí­stica). Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, São Paulo, 2002.
ZACHARIAS, V. R.C. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C. V. (Orgs.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

Publicado

2018-06-30

Cómo citar

LUCAS, A. R.; SILVA, M. B. da . A ESCRITA MULTIMODAL E HIPERTEXTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MULTILETRAMENTOS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 5, n. 1, p. 03–25, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/146. Acesso em: 21 nov. 2024.