Análise multimodal dos espaços públicos e privados no centro da cidade de Mossoró/RN
Mots-clés :
Análise multimodal, Gramática do Design Visual, Espaços públicos e privados, Geossemiótica, Paisagens semióticasRésumé
Com os novos meios midiáticos de comunicação, que surgiram ainda mais com a explosão das novas tecnologias, as metrópoles e os centros das cidades ganharam muitos aparatos textuais distintos e multimodais. Neste artigo, investigamos como se dá a construção de sentido das paisagens geossemióticas no centro da cidade de Mossoró/RN, a partir da seguinte questão: como os sujeitos, nos espaços públicos e privados no centro da cidade de Mossoró/RN, produzem textos multimodais? Por isso, o objetivo principal é analisar os espaços urbanos, públicos e privados do centro desta cidade, à luz da Gramática do Design Visual (GDV), desenvolvida pelos teóricos Kress e Van Leeuwen (2006). Os objetivos específicos são: a) selecionar os espaços públicos e privados a partir do Google Maps; b) classificar e descrever os textos multimodais encontrados nos espaços pesquisados; c) analisar os elementos imagéticos a partir das metafunções Representacional, Interativa, Composicional da GDV. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, trouxe à tona como o texto se relaciona com o ambiente e com o leitor/observador, possibilitando aos membros sociais da comunidade apreenderem as intenções que estão por trás de um texto, bem como o porquê de estarem em um espaço e não em outro. o espaço/lugar que nos cerca e os discursos multissemióticos por este produzidos.
Téléchargements
Références
CÂMARA, M. Uma gramática visual para o fotojornalismo. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa. 2010. Disponivel em: <encurtador.com.br/nsGM0>. Acesso em: 17 Jan. 2020.
FERNANDES, J. D. C., ALMEIDA, D. B. L. de. Revisando a Gramática do Design Visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. de. Perspectivas em Análise Visual do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: editora da UFPB, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIBBS, G. R. Análise de dados qualitativos. São Paulo: Artmed Editora, 2009.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotics: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K., MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to functional grammar. 4º ed. London: Routledge, 2014.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G., Van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual designs. London: Routledge, 1996. p. 15- 42.
_______. Reading images. Second Edition. London: Routledge, 2006.
_______. Multimodality. London: Edward Arnold, 2001.
LUCENA, F. C. de. "Negros" misturados: um estudo de caso sobre identidades negras em Mossoró. Natal, RN, 2007. Dissertação (mestrado em antropologia social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/12248/1/NegrosMisturadosEstudo_Lucena_2007.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2020.
MACHIN, D. Introduction to multimodal analysis. New York: Bloomsbury, 2007.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. São Paulo: V. 1, Nº 3, 2º SEM/1996.
VAN LEEUWEN, T. Discourse and Practice: Tools for Critical Discourse Analysis. Oxford Studies in Sociolinguistics. Oxford University Press. 2008. p. 136-148. Texto original disponível em: <encurtador.com.br/fvGHP>. Acesso em 02 jan. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Josielle Raquel Dantas da Silva, Moises Batista da Silva 2020

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.