FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA

Autores/as

  • Juliana Coelho da Silva

Palabras clave:

Constituição do leitor, Ensino Fundamental, Leitura

Resumen

A leitura é imprescindí­vel no processo de formação e emancipação humana, podendo contribuir no fornecimento de subsí­dios para que o sujeito possa assumir o papel de leitor crí­tico e consciente. Pautado nisso, este trabalho apresenta uma pesquisa de campo, na qual objetiva investigar a constituição do leitor do 6º e do 9º ano de uma escola pública do ensino fundamental II. Objetiva-se de modo mais especifico identificar quais gêneros os alunos leem durante o seu processo de formação leitora e de qual forma os educandos posicionam-se frente a esses gêneros; observar que tipo de leitor se constrói no ato da leitura: crí­tico ou reprodutor de ideias; e, verificar como as estratégias de leitura auxiliam na formação do leitor. Os dados foram constituí­dos a partir de observações, aplicação de um questionário e a realização de uma oficina. Para tanto, foram investigados trinta e um alunos do 6º e dezenove alunos do 9º ano de uma escola pública, em Assu, municí­pio do Rio Grande do Norte. As análises dos dados apontam que ainda existe uma grande lacuna no ensino de leitura, sendo necessário que a escola ressignifique as metodologias e centre-se na aprendizagem do aluno, assim poderia engajá-los a adentrar no mundo da leitura como forma de contribuir para o crescimento pessoal e intelectual, para que possam tornar-se leitores proficientes e que busquem leituras significativas as quais contribuam para uma tomada de consciência sobre o mundo e as problemáticas que os cercam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Coelho da Silva

Graduada em Letras Lí­ngua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019). Pós-graduanda no curso de Português e Matemática sobre uma perspectiva transdisciplinar - IFRN. Pós-graduanda no curso de Linguí­stica aplicada e Ensino de Lí­nguas.

Citas

ANTUNES, Irandé. Lí­ngua, texto e ensino: outra escola possí­vel. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BOAS, João Afonso Ribeiro Costa Vilas. 39 poemas e contos contra o racismo. Lisboa: Acide, 2014-2014. 2014. ISSN 978-989-685-059-3. Disponí­vel em: https://infantilidades.files.wordpress.com/2016/07/39-poemas-contos-contra-o-racismo.pdf. Acesso em: 20 março. 2019.


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais: lí­ngua portuguesa. 3. ed. Brasí­lia: MEC/SEF, 2001.


CASTRO, Janileyde. Significado de Leitura. 2013. Disponí­vel em: <http://ninaflor2014.blogspot.com.br/2013/09/a-importancia-da-leitura_113.html>. Acesso em: 21 mar. 2019.

FAILLA, Zoara. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o dicionário da lí­ngua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FERNANDES, Cláudio. História da leitura. Disponí­vel em: <https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-leitura.htm&gt>. Acesso em: 9 mar. 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 30. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

LOPES, Moita. Oficina de linguí­stica aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de lí­nguas. São Paulo: Mercado das Letras, 1996.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.

KOCH, Ingedore VilLaça; ELIAS, Maria Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PEDRO, Marisa Alves. 39 poemas e contos contra o racismo. Lisboa: Acide, 2014-2014. 2014. ISSN 978-989-685-059-3. Disponí­vel em: https://infantilidades.files.wordpress.com/2016/07/39-poemas-contos-contra-o-racismo.pdf. Acesso em: 20 março. 2019.

PONTES, Veronica. O fantástico e maravilhoso mundo literário infantil. Curitiba: CRV, 2012.

ROSENDO, Marcos. Texto leitor e contexto: a leitura na perspectiva interacionista. Disponí­vel em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/portugues/o-texto-leitor-contexto-leitura-numa-perspectiva-interacionista.htm. Acesso em: 25 de mar, 2019.

SILVA, Lí­lian Lopes Martin da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; SCORSI; Rosalia de Ângelo. Formar leitores: desafios da sala de aula e da biblioteca escolar. In.: SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.

SOUZA, Mí­ria Helen Ferreira de. Literatura e formação humana: nas entrelinhas das obras infantis de Clarice Lispector. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

SILVA, J. C. da . FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 6, n. 2, p. 57–75, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2509. Acesso em: 24 nov. 2024.