Interartes: Ópera, teatro e romance na obra "A força do destino"

Autores

  • Micheline Tacia de Brito Padovani Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Literatura, Interartes, Ópera, Nélida Pinõn, Metanarrativa

Resumo

Partindo de uma abordagem interartes e intertextual, neste artigo objetivamos analisar e discutir o diálogo interartes entre ópera e literatura na obra literária A força do destino, de Nélida Pinõn. Como aporte teórico – metodológico privilegiamos os estudos propostos por: Cluvër (1997, 2006), Genette (2009), entre outros, nos quais podemos verificar que os estudos interartes são fundamentais para a construção de sentido durante o processo de leitura, pois são obras que trazem como caracterí­stica o hibridismo. A leitura do romance de Nélida possibilita ao leitor/espectador a apropriação de uma produção cultural clássica, ampliando o imaginário do leitor e dialogando com os cenários próprios das representações operí­sticas dramáticas.

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Biografia do Autor

Micheline Tacia de Brito Padovani, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

É mestre em Lí­ngua Portuguesa pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Lí­ngua Portuguesa da PUC-SP com bolsa fomentada pela CAPES (2015). Doutoranda pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Lí­ngua Portuguesa da PUC-SP. Atualmente é professora de Lí­ngua Portuguesa - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Linguí­stica, com ênfase em Ensino de Lí­ngua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de lí­ngua portuguesa, leitura e escrita, literatura africana.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

PADOVANI, M. T. de B. . Interartes: Ópera, teatro e romance na obra "A força do destino". COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 2, p. 67–82, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3240. Acesso em: 6 jul. 2024.