Interartes: Ópera, teatro e romance na obra "A força do destino"

Autores

  • Micheline Tacia de Brito Padovani Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Literatura, Interartes, Ópera, Nélida Pinõn, Metanarrativa

Resumo

Partindo de uma abordagem interartes e intertextual, neste artigo objetivamos analisar e discutir o diálogo interartes entre ópera e literatura na obra literária A força do destino, de Nélida Pinõn. Como aporte teórico – metodológico privilegiamos os estudos propostos por: Cluvër (1997, 2006), Genette (2009), entre outros, nos quais podemos verificar que os estudos interartes são fundamentais para a construção de sentido durante o processo de leitura, pois são obras que trazem como caracterí­stica o hibridismo. A leitura do romance de Nélida possibilita ao leitor/espectador a apropriação de uma produção cultural clássica, ampliando o imaginário do leitor e dialogando com os cenários próprios das representações operí­sticas dramáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micheline Tacia de Brito Padovani, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

É mestre em Lí­ngua Portuguesa pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Lí­ngua Portuguesa da PUC-SP com bolsa fomentada pela CAPES (2015). Doutoranda pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Lí­ngua Portuguesa da PUC-SP. Atualmente é professora de Lí­ngua Portuguesa - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Linguí­stica, com ênfase em Ensino de Lí­ngua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de lí­ngua portuguesa, leitura e escrita, literatura africana.

Referências

BECHARA, Ivanildo. Dicionário de Lí­ngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. 3ª ed. Tradução: Maria Paula Zurawski, Jacob Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BRANDíO, Jacyntho Lins. Oralidade, escrita e literatura: Havelock e os gregos. Revista Literatura e Sociedade, v. 2, nº 2, p. 222-231, 1997.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

CLÉMENT, Cathérine. A ópera ou a derrota das mulheres. Tradução de Raquel Gutierez. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1993.

CLUVER, Claus. Estudos Interartes: introdução crí­tica. In: BUESCU, Helena Carvalho; DUARTE, João Ferreira; GUSMAO, Manuel. A floresta encantada: novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001.

CLUVER, Claus. Inter textos/Inter Artes/Inter Media. Revista Aletria. UFMG, jul.-dez. 2006.

CLUVER, Claus. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Literatura e Sociedade, 2(2), 37-55. Faria, Z., 1997.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.

NECYK, Barbara Jane. Texto e Imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. Rio de Janeiro, 2007. Dissertação (Mestrado em Design). Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2007.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literaturas, artes e mí­dias: que se entende por arte hoje? Scripta Uniandrade, v. 9, n. 1, jan.-jun. 2011, p. 10-27.

PIÑON, Nélida. A força do destino. Rio de Janeiro: Record, 1997.

SANTAELLA, Lúcia. Imagem: cognição, semiótica e mí­dia. São Paulo: Iluminuras, 2001.

SILVA, José Amaro Santos da. Música e ópera no Santa Isabel: subsí­dio para a história e o ensino da música no Recife. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006.

ZOLIN, Lúcia Osana. Desconstruindo a opressão: A imagem feminina em A república dos sonhos de Nélida Piñon. EDUEM, 2003.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

PADOVANI, M. T. de B. . Interartes: Ópera, teatro e romance na obra "A força do destino". COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 2, p. 67–82, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3240. Acesso em: 23 nov. 2024.