FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA PÚBLICA
Mots-clés :
Constituição do leitor, Ensino Fundamental, LeituraRésumé
A leitura é imprescindível no processo de formação e emancipação humana, podendo contribuir no fornecimento de subsídios para que o sujeito possa assumir o papel de leitor crítico e consciente. Pautado nisso, este trabalho apresenta uma pesquisa de campo, na qual objetiva investigar a constituição do leitor do 6º e do 9º ano de uma escola pública do ensino fundamental II. Objetiva-se de modo mais especifico identificar quais gêneros os alunos leem durante o seu processo de formação leitora e de qual forma os educandos posicionam-se frente a esses gêneros; observar que tipo de leitor se constrói no ato da leitura: crítico ou reprodutor de ideias; e, verificar como as estratégias de leitura auxiliam na formação do leitor. Os dados foram constituídos a partir de observações, aplicação de um questionário e a realização de uma oficina. Para tanto, foram investigados trinta e um alunos do 6º e dezenove alunos do 9º ano de uma escola pública, em Assu, município do Rio Grande do Norte. As análises dos dados apontam que ainda existe uma grande lacuna no ensino de leitura, sendo necessário que a escola ressignifique as metodologias e centre-se na aprendizagem do aluno, assim poderia engajá-los a adentrar no mundo da leitura como forma de contribuir para o crescimento pessoal e intelectual, para que possam tornar-se leitores proficientes e que busquem leituras significativas as quais contribuam para uma tomada de consciência sobre o mundo e as problemáticas que os cercam.
Téléchargements
Références
BOAS, João Afonso Ribeiro Costa Vilas. 39 poemas e contos contra o racismo. Lisboa: Acide, 2014-2014. 2014. ISSN 978-989-685-059-3. Disponível em: https://infantilidades.files.wordpress.com/2016/07/39-poemas-contos-contra-o-racismo.pdf. Acesso em: 20 março. 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais: língua portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.
CASTRO, Janileyde. Significado de Leitura. 2013. Disponível em: <http://ninaflor2014.blogspot.com.br/2013/09/a-importancia-da-leitura_113.html>. Acesso em: 21 mar. 2019.
FAILLA, Zoara. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FERNANDES, Cláudio. História da leitura. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-leitura.htm>>. Acesso em: 9 mar. 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 30. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
LOPES, Moita. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Mercado das Letras, 1996.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
KOCH, Ingedore VilLaça; ELIAS, Maria Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
PEDRO, Marisa Alves. 39 poemas e contos contra o racismo. Lisboa: Acide, 2014-2014. 2014. ISSN 978-989-685-059-3. Disponível em: https://infantilidades.files.wordpress.com/2016/07/39-poemas-contos-contra-o-racismo.pdf. Acesso em: 20 março. 2019.
PONTES, Veronica. O fantástico e maravilhoso mundo literário infantil. Curitiba: CRV, 2012.
ROSENDO, Marcos. Texto leitor e contexto: a leitura na perspectiva interacionista. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/portugues/o-texto-leitor-contexto-leitura-numa-perspectiva-interacionista.htm. Acesso em: 25 de mar, 2019.
SILVA, Lílian Lopes Martin da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; SCORSI; Rosalia de Ângelo. Formar leitores: desafios da sala de aula e da biblioteca escolar. In.: SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
SOUZA, Míria Helen Ferreira de. Literatura e formação humana: nas entrelinhas das obras infantis de Clarice Lispector. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Juliana Coelho da Silva 2019
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.