MUITO ALÉM DA TABELA PERIÓDICA: O EMPREGO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA INTERPRETAÇÃO DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEN
Palavras-chave:
Ensino/aprendizagem de química, Estratégias de Leitura, ENEMResumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da leitura de textos no aprendizado de Química ao levar em consideração os aspectos cognitivos e interacionais envolvidos no processo de leitura, assim como ao dar ênfase à importância dos conhecimentos linguístico, enciclopédico e interacional. Foram analisadas para esta produção as questões de química de quatro edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Metodologicamente, as questões foram separadas de acordo com os conhecimentos necessários para respondê-las. Foi constatado que diversas questões exigiram que o candidato possuísse, estritamente, conhecimentos de leitura para a sua resolução. Destas questões analisadas, algumas foram coletadas para a amostra com o intuito de exemplificação e análise. Foi observado que conhecimentos de estratégias de leitura são indispensáveis para um bom aprendizado da disciplina de Química, haja vista que pelo menos trinta por cento das questões analisadas exigiam do participante tais conhecimentos e que a grande maioria das questões apresentou enunciados longos, assuntos contextualizados e palavras de linguagem científica.
Downloads
Referências
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p.
DA SILVA, Maria José Moraes; DOS SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. A avaliação da compreensão em leitura e o desempenho acadêmico de universitários. v. 9, n. 3, p. 459-467. Psicologia em Estudo: Maringá, 2004.
HERRON, J. D.; NURRENBERN, S. C. Chemical education research. In: Journal of Chemical Education, v. 76, 1999, p. 1354-1361.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3. ed., 3. reimpr. São Paulo: Contexto, 2010.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. 4°. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.Revista Colineares - ISSN 2357-8203
REIS, Ana Queli Mafalda. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM como indutor da prática curricular de professores de matemática a partir da perspectiva de contextualização. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Ijuí, 2012.
UNIVERSITÁRIO. História e Objetivos do Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em: http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=7915 Acesso em 28 junho 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Luiz Fernando Pereira, Tito Matias Ferreira Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.