MUITO ALÉM DA TABELA PERIÓDICA: O EMPREGO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA INTERPRETAÇÃO DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEN

Autores

  • Luiz Fernando Pereira
  • Tito Matias Ferreira Junior

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem de quí­mica, Estratégias de Leitura, ENEM

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da leitura de textos no aprendizado de Quí­mica ao levar em consideração os aspectos cognitivos e interacionais envolvidos no processo de leitura, assim como ao dar ênfase à importância dos conhecimentos linguí­stico, enciclopédico e interacional. Foram analisadas para esta produção as questões de quí­mica de quatro edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Metodologicamente, as questões foram separadas de acordo com os conhecimentos necessários para respondê-las. Foi constatado que diversas questões exigiram que o candidato possuí­sse, estritamente, conhecimentos de leitura para a sua resolução. Destas questões analisadas, algumas foram coletadas para a amostra com o intuito de exemplificação e análise. Foi observado que conhecimentos de estratégias de leitura são indispensáveis para um bom aprendizado da disciplina de Quí­mica, haja vista que pelo menos trinta por cento das questões analisadas exigiam do participante tais conhecimentos e que a grande maioria das questões apresentou enunciados longos, assuntos contextualizados e palavras de linguagem cientí­fica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Pereira

Graduado em Licenciatura em Quí­mica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Tito Matias Ferreira Junior

Doutorando e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Referências

BRASIL. MEC. Provas e Gabaritos das edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Disponí­vel em: http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provase-gabaritos. Acesso em: 15 jul 2012.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lí­ngua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998. 106 p.
DA SILVA, Maria José Moraes; DOS SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. A avaliação da compreensão em leitura e o desempenho acadêmico de universitários. v. 9, n. 3, p. 459-467. Psicologia em Estudo: Maringá, 2004.
HERRON, J. D.; NURRENBERN, S. C. Chemical education research. In: Journal of Chemical Education, v. 76, 1999, p. 1354-1361.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3. ed., 3. reimpr. São Paulo: Contexto, 2010.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecí­lia P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. 4°. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.Revista Colineares - ISSN 2357-8203
REIS, Ana Queli Mafalda. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM como indutor da prática curricular de professores de matemática a partir da perspectiva de contextualização. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Ijuí­, 2012.
UNIVERSITÁRIO. História e Objetivos do Exame Nacional do Ensino Médio. Disponí­vel em: http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=7915 Acesso em 28 junho 2012.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

PEREIRA, L. F.; FERREIRA JUNIOR, T. M. . MUITO ALÉM DA TABELA PERIÓDICA: O EMPREGO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA INTERPRETAÇÃO DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEN. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 2, n. 1, p. 05–18, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/92. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Nossas Letras