MUITO ALÉM DA TABELA PERIÓDICA: O EMPREGO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA INTERPRETAÇÃO DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEN

Autores

  • Luiz Fernando Pereira
  • Tito Matias Ferreira Junior

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem de quí­mica, Estratégias de Leitura, ENEM

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da leitura de textos no aprendizado de Quí­mica ao levar em consideração os aspectos cognitivos e interacionais envolvidos no processo de leitura, assim como ao dar ênfase à importância dos conhecimentos linguí­stico, enciclopédico e interacional. Foram analisadas para esta produção as questões de quí­mica de quatro edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Metodologicamente, as questões foram separadas de acordo com os conhecimentos necessários para respondê-las. Foi constatado que diversas questões exigiram que o candidato possuí­sse, estritamente, conhecimentos de leitura para a sua resolução. Destas questões analisadas, algumas foram coletadas para a amostra com o intuito de exemplificação e análise. Foi observado que conhecimentos de estratégias de leitura são indispensáveis para um bom aprendizado da disciplina de Quí­mica, haja vista que pelo menos trinta por cento das questões analisadas exigiam do participante tais conhecimentos e que a grande maioria das questões apresentou enunciados longos, assuntos contextualizados e palavras de linguagem cientí­fica.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Pereira

Graduado em Licenciatura em Quí­mica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Tito Matias Ferreira Junior

Doutorando e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

PEREIRA, L. F.; FERREIRA JUNIOR, T. M. . MUITO ALÉM DA TABELA PERIÓDICA: O EMPREGO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA INTERPRETAÇÃO DAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO ENEN. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 2, n. 1, p. 05–18, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/92. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Nossas Letras