PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOSÉ FERNANDES DE MELO

Autores/as

  • Albaniza Brigida de Oliveira Neta
  • Lucineudo Machado Irineu

Palabras clave:

Eventos de letramento, Práticas letradas, Lí­ngua espanhola

Resumen

O presente artigo tem como objeto de análise as práticas letradas e os eventos de letramento em lí­ngua estrangeira (espanhol), protagonizadas por alunos do Ensino Médio, mais especificamente do 1º ano, da Escola Estadual Doutor José Fernandes de Melo, localizada no municí­pio de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar. Este estudo foi fundamentado à luz dos trabalhos dos seguintes autores: Soares (2006), Kleiman (2005), Irineu (2010), dentre outros, que problematizam os conceitos de letramentos múltiplos, práticas letradas e eventos de letramento, dos quais partimos para fundamentar a análise de nosso objeto. Do ponto de vista metodológico, aplicamos, aos sujeitos do presente estudo, um questionário composto por itens relacionados í s práticas letradas e os eventos de letramento executados em espanhol. Em suma, os resultados das análises revelaram que as práticas de letramento protagonizadas pelos alunos estão relacionadas, em sua maioria, à escrita e à leitura em ambiente institucional (universidade). Podemos afirmar ainda que os eventos de letramento diagnosticados nesta pesquisa estão relacionados í s mais diversas esferas sociais de atividade discursiva, como a escola, as igrejas etc..

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Albaniza Brigida de Oliveira Neta

Graduada em Letras, Habilitação em Espanhol, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Lucineudo Machado Irineu

outor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Publicado

2016-06-30

Cómo citar

OLIVEIRA NETA, A. B. de .; IRINEU, L. M. PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOSÉ FERNANDES DE MELO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 3, n. 1, p. 61–73, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/117. Acesso em: 6 nov. 2024.