A PROPAGANDA DE APARELHOS CELULARES NA AULA DE INGLÊS: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO

Autores/as

  • José Roberto Alves Barbosa
  • Myrna Cibelly de Oliveira Silva

Palabras clave:

Letramento, Multimodalidade, Crí­tico, Proopaganda, Aparelhos celulares

Resumen

A propaganda exerce papel fundamental na formação de consumidores. Através desta os sujeitos são posicionados pela capacidade que têm de adquirirem produtos (MAGALHíES, 2005). Dentre esses, os aparelhos celulares estão entre os mais desejados, inclusive pelos jovens. Diante dessa realidade, propomos, através deste trabalho, analisar criticamente e visualmente propaganda de aparelhos celulares em sala de aula de lí­ngua inglesa, a fim de favorecer o posicionamento crí­tico de alunos do Ensino Fundamental da Escola Pública. Para tanto, coletaremos duas propagandas, em inglês, veiculadas pela mí­dia das principais empresas de celulares do mundo. Para a análise das imagens, consideraremos os pressupostos teóricos da Gramática do Design Visual (GDV), propostos por Kress e van Leeuwen (2006), inspirado na Linguí­stica Sistêmico-Funcional de Halliday (1985). A análise crí­tica será teoricamente fundamentada a partir das contribuições de Fairclough (2001, 2003), que propõe uma Análise de Discurso Crí­tica (ADC), que atente tanto para a dimensão social (FOUCAULT,1987) quanto textual do discurso (HALLIDAY, 1985). Para Fairclough (2001), os discursos da propaganda fomentam o consumo, tendo em vista que esse é ideologicamente marcado (THOMPSON, 1985), e hegemonicamente constituí­do (GRAMSCI, 1998,1995) a fim de produzir consenso. O debate em sala de aula, a partir do material analisado, favorecerá o letramento multimodal crí­tico dos alunos (GRYGORIAN e KING, 2008), e contribuirá para um ensino de lí­nguas empoderador, com vistas à mudança social (FREIRE, 1997).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Roberto Alves Barbosa

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto IV da UERN.

Myrna Cibelly de Oliveira Silva

Graduanda em Letras – Habilitação em Lí­ngua Inglesa – pela UERN.

Citas

BARBOSA, J. R. A. Discurso e Ideologia: análise crí­tica de textos didáticos para o ensino de inglês. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 12(2), 2011.
BOURDIEU, P. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI. A. (orgs.). Escritos de educação. Petrópolis, Vozes, 1998.
EAGLETON, T. Ideology: an introduction. London: Verso, 1991.
FAIRCLOUGH, N. Language and Power. London: Longman, 1989.
______. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press, 1992.
______. Critical Discourse Analysis. London: Longman, 1995.
______. Discurso e mudança social. Trad. de Izabel Magalhães. Brasí­lia: Editora UNB, 2001.
______. Analyzing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
______. Critical discourse analysis. In Marges Linguistiques 9, pp. 76-94, 2005.
FLORES-KOULISH, S. Teacher education for critical consumption of mass media and popular culture. New York: RoutledgeFalmer, 2005.
FOUCAULT, M. História da loucura na idade clássica. Tradução de José Teixeira Coelho Netto. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.
______. A arqueologia do saber. Trad. L. F. B. Neves. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
______. Educação como prática de liberdade. 2. re. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: ideology in discourses, critical perspectives on literacy and education. London, England: New York, 1990.
GRAMSCI, A. A Gramsci Reader: selected writings 1916-1935. FORGACS. D. (org.) London: Lawrence and Wishart, 1988.
______. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
______. A vitalidade de um pensamento. São Paulo: Editora da UNESP, 1998.
GRIOGORYAN, A. KING, J. M. Adbusting: critical media literacy in a multi-skills academic writing lesson. English Teaching Forum. n. 4, 2008.
HALLIDAY, M. Language as social semiotic. Edward Arnold. London, 1978.
______. Introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
______. Part A. In: ______; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
JANKS, H. The Critical Language Awareness Series. Johannesburg. RSA: Wits
University Press and Hodder and Stoughton, 1993.
______. Literacy and power. London: Routledge, 2010.
KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguí­stica. São Paulo: Ática, 1986.
KRESS, G.; VAN LEEWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguí­stica Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
MAGALHíES, I. Análise do discurso publicitário. Revista da ABRALIN. v. 4 n. 1 e 2, p. 231-260, 2005.
OLIVEIRA, D. M. Análise crí­tica do discurso e letramento crí­tico. Revista Fórum Identidades, v. 9, p. 73-84, 2011.
OLIVEIRA, L. A.; CARVALHO, M. A. B. Fairclough. In: Estudos do discurso: perspectivas teóricas/ organização Luciano Amaral Oliveira. -1ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
RAMALHO, V., RESENDE, V. de M. Análise de discurso (para a crí­tica): o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.
SCHAWTZ, G.; BROWN, P. Media literacy: Transforming curriculum and teaching. Yearbook of the National Society for the Study of Education 104 (1), vi–294, 2005.
SILVA, M. C. O. ; CARVALHO, G. M. B.; BARBOSA, J. R. A. A propaganda de aparelhos celulares em lí­ngua inglesa: uma análise das imagens. In: III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - III CONLID, 2013, Mossoró. Anais do III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - CONLID. Mossoró: Edições UERN, 2013. v. 1. p. 1526-1537.
SIMON, R. Teaching against the grain. Westport, CT: Bergin & Garvey, 1992.
SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, 2004.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 1985.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

BARBOSA, J. R. A.; SILVA, M. C. de O. . A PROPAGANDA DE APARELHOS CELULARES NA AULA DE INGLÊS: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 2, n. 2, p. 187–212, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/107. Acesso em: 22 nov. 2024.