Análise comparada de abordagens de livros didáticos para o ensino-aprendizagem do grego do Novo Testamento

Autores

Palavras-chave:

Abordagem e método, Material Didático, Grego Neotestamentário

Resumo

O livro didático exerce papel fundamental no ensino-aprendizagem de lí­nguas, principalmente nos casos em que serve como plano de ensino da lí­ngua. Por esse motivo, faz-se necessário analisar a abordagem dos livros didáticos disponibilizados, a fim de orientar os currí­culos das disciplinas de lí­nguas. Objetivamos, com este artigo, analisar dois livros didáticos, amplamente usados no Brasil, para o ensino do grego neotestamentário. Esse grego, também conhecido como koiné, tem sido objeto de interesse de estudantes de teologia, a fim de lerem o texto bí­blico na lí­ngua original. Para essa análise, nos fundamentamos, primordialmente, em Brown e Lee (2015) e Richards e Rodgers (2016), identificando as caracterí­sticas principais das abordagens e métodos para o ensino de lí­nguas. Ao final, concluí­mos que os materiais didáticos enfocam prioritariamente textos e/ou gramática, com abordagens diferenciadas no desenvolvimento das lições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Alves Barbosa, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Linguí­stica Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor e pesquisador da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), no Departamento de Linguagens e Ciências Humanas - (DLCH), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN) e no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UERN/Mossoró.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Dimensões comunicativas no ensino de lí­nguas. Campinas: Pontes, 1993.

BROWN, H. D. Principle of language learning and teaching. 4th ed. New York: Longman, 2000.

BROWN, H. D., LEE, H. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 4th ed. White Plains: Longman, 2015

BROWN, J. D. & RODGERS, T. S. Doing second language research. London: Oxford University Press, 2003.

DOBSON, J. H. Aprenda o Grego do Novo Testamento: Curso completo para se ler o Novo Testamento na Lí­ngua Original. Rio de Janeiro: CPAD, 1994.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.3, set./dez. 2004. pp. 549-566.

DIAS, R; CRISTÓVíO, V. L. L. (Org.). O livro didático de lí­ngua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; CHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, R.; SALES, G (orgs). Gêneros Orais e Escritos na escola. 2ª ed. Mercado das Letras: Campinas, 2010.

FERGUSON, John. A herança do helenismo. Antônio Gonçalves Mattoso. Lisboa, Portugal: Editorial Verbo, 1973.

FINLEY, M. I. Os Gregos Antigos. Tradução de Artur Morão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1963.

FRISON, M. D.; VIANNA, J.; CHAVES, J.; M. BERNARDI, F. N. Livro didático como instrumento de apoio para a construção de propostas de ensino de ciências naturais. In: VII Encontro nacional de pesquisa em educação em ciência. Florianópolis: Anais do VIII Enpec, 2009.

FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotics: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

HARMER, J. How to teach English. White Plains: Longman, 2007.

HORTA, G. N. B. P. Helenismo e Cristianismo. Calí­ope – Presença Clássica. Rio de Janeiro, nº 7, pp. 81-93, julho / dezembro, 1988.

HORTA, G. N. B. P. Os Gregos e Seu Idioma. Tomo I, Rio de Janeiro: di Giorgio, 1991.

HYMES, D. On communicative competence. In. PRIDE, J. B., HOLME, J. (orgs.). Sociolinguistics: selected readings. Harmondsworth: Penguin, 1972.

KOESTER, H. Introdução ao Novo Testamento – História, Cultura e Religião do Perí­odo Helení­stico (Volume 1). Tradução de Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Paulus, 2005.

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. 3rd ed. Oxford: Oxford University Press, 2013.

LÉVÊQUE, P. O Mundo Helení­stico. Tradução de Teresa Meneses. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1987.

LUTERO, Martinho. Obras selecionadas. 5 v. São Leopoldo: Comissão Interluterana de Literatura, 1995.

MEEKS, Wayne A. Os Primeiros Cristãos Urbanos – O Mundo Social do Apóstolo Paulo. Tradução de I.F.L. Ferreira. São Paulo: Paulus / Academia Cristã, 2011.

MERKLE, B. L., PLUMMER, R. L. Greek for life: strategies for learning, retaining and reviving New Testament Greek. Grand Rapids: Baker Academic, 2017.

MOUNCE, W .D. Fundamentos do Grego Bí­blico. São Paulo: Vida, 2009.

OLIVEIRA E PAIVA, V. L. M. de. História do Material Didático. In: DIAS, R; CRISTÓVíO, V. L. L. (Org.). O livro didático de lí­ngua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 17-56.

OLIVEIRA, L. A. Métodos de Ensino de inglês: teorias, práticas e ideologias. São Paulo: Parábola, 2014.

OWEN, J. The Hebrew and Greek text of the scripture. In: GOOLD, W.H. The works of John Owen. Carlisle: Banner of Truth and Trust, 1968.

PIPER, J. Brothers, we are not professionals: a plea to pastors for radical ministry. Nashville: B&H, 2013.

RICHARDS, J. C., RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. 3rd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.

RICHARDS, J. C., RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

ROBERTSON, A. T. The minister and his Greek New Testament. Birmingham: Solid Christian Books, 1923.

SILVA, C. M. D. D. Leia a Bí­blia como literatura. São Paulo: Loyola, 2007.

SILVEIRA, M. I. M. Lí­nguas estrangeiras: uma visão histórica das abordagens, métodos e técnicas de ensino. Maceió: Edições Catavento, 1999.

STAMBAUGH, J. E., BALCH, D. L. O Novo Testamento em Seu Ambiente Social. Tradução de João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 2008.

TOMLINSON, B. Glossary of basic terms for materials development in language teaching. IN: TOMLINSON, B. Materials development in language teaching. Cambridge: CUP, 2004.

VILAÇA, M. L. C. O material didático no ensino de lí­ngua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da Unigranrio. Vol. VII, Nº XXX, Julho-Setembro de 2009.

WIDDOWSON, H. G. O ensino de lí­nguas para a comunicação. Campinas: Pontes, 1991.

WILKINS, D. A. Notional syllabuses. Oxford, Oxford University Press, 1976.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

BARBOSA, J. R. A. . Análise comparada de abordagens de livros didáticos para o ensino-aprendizagem do grego do Novo Testamento. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 1, p. 53–80, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2855. Acesso em: 24 nov. 2024.