MULTIMODALIDADE E INGLÊS: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DE FRANQUIAS PARA O ENSINO DE INGLÊS

Auteurs

  • José Roberto Alves Barbosa
  • Jhuliane Evelyn da Silva

Mots-clés :

Análise, Propaganda, Inglês

Résumé

A difusão do inglês como lí­ngua internacional (PENNYCOOK, 1994; CRYSTAL, 1997) favoreceu o interesse por esse idioma, se tornando, nas últimas décadas, um "sonho de consumo". Diante dessa realidade, as franquias de idiomas têm investido fortemente no texto propagandí­stico a fim de atrair clientes para os seus cursos. Além dos apelos de natureza linguí­stica, as imagens visam "seduzir" os leitores, recorrendo a artifí­cios visuais, com vistas a mostrar a necessidade do domí­nio desse idioma. Deste modo, o presente trabalho objetiva analisar as imagens das propagandas de duas das principais franquias de ensino de inglês dos anos de 2010, 2011 e 2012. Para esta investigação, recorremos í s contribuições de Kress e van Leeuwen (2006) por meio de sua Gramática do Design Visual. Com este trabalho, nos propomos a mostrar como esse "produto" é construí­do através da propaganda, uma vez que almejamos, a partir dessa análise, contribuir para a formação crí­tica de professores e/ou alunos de inglês. Nesse sentido, elegemos as categorias: (a) Representacionais – estruturas narrativas e conceituais, (b) Interativas – contato, distância social, ângulo e modalidade e (c) Composicionais – valor de informação, saliência e moldura. A análise das propagandas mostra uma tendência na escolha de representações narrativas, que realçam as ações dos atores, já que, para o discurso consumista, o inglês é uma lí­ngua que empodera aqueles que a detém. Os observadores são chamados a interagir com a imagem, de modo a interpelar a aquisição do produto. Pessoas famosas, que obtiveram êxito, são tematizadas com saliência, no intuito de despertar interesse.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

José Roberto Alves Barbosa

Pós-doutor pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Jhuliane Evelyn da Silva

Mestranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande.

Publiée

2014-06-30

Comment citer

BARBOSA, J. R. A. .; SILVA, J. E. da. MULTIMODALIDADE E INGLÊS: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DE FRANQUIAS PARA O ENSINO DE INGLÊS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 1, n. 1, p. 123–144, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/78. Acesso em: 5 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Tantas Letras