Uma análise multimodal de postagens publicitárias em perfis de celebridades no Instagram
Mots-clés :
Gramática do Design Visual, Linguagem visual, Moda e beleza, Post de Instagram, PublicidadeRésumé
A exploração das imagens na publicidade em veículos digitais como as mídias sociais têm se destacado amplamente. Ao falarem por si só, as imagens comunicam, convencem e envolvem os internautas. Elas seduzem e induzem à compra. A publicidade por meio das imagens aproveita-se de hábitos, valores e culturas transformando-as em mercadoria, em um contexto no qual até o próprio consumidor (o internauta) também é produto à venda. Nesse cenário, a pesquisa empreendida traçou como objetivo analisar textos imagéticos de postagens publicitárias de moda e beleza em perfis de celebridades no Instagram, no que se refere aos significados representacionais, interativos e composicionais da gramática visual. Assim, buscou-se suporte teórico-metodológico na Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006), considerando os estudos sobre publicidade, mídias sociais digitais, Instagram e consumismo. O estudo evidenciou uma diversidade de recursos modalizadores de imagens de postagens publicitárias em perfis de celebridades brasileiras, que estão a serviço da manipulação das imagens para cumprimento de estratégias de mercado. Essas consistem na idealização de padrões de beleza, imitação de personalidades e alimentação do mercado da moda verticalizado. Assim, ampliando as discrepâncias sociais com base nos preceitos do capitalismo moderno com vistas ao consumismo, um mal com poder corrosivo. Percebemos que, apesar das imagens construírem um texto independe ao texto escrito, o leitor "comum" não costuma analisar criticamente a linguagem visual, tornando-o mais susceptível aos efeitos inerentemente negativos da publicidade, sobretudo, o assédio ao consumismo.
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Références
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© Maria Geizi Silva Pinto, José Roberto Alves Barbosa 2021
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