ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO

Auteurs

Mots-clés :

Análise, Discurso, Crí­rica, Texto, Acadêmico

Résumé

A produção do texto acadêmico apresenta caracterí­sticas próprias, não apenas dependendo do gênero, também da área de atuação. A Análise de Discurso Crí­tica (ADC) tem suas especificidades, em relação à metodologia de investigação, e da textualização das suas pesquisas. Neste artigo, pretendemos discorrer a respeito das ADC, enquanto campo de pesquisa engajada, com í­mpeto predominantemente crí­tico. Para tanto, nos fundamentamos na abordagem dialético-relacional de Fairclough (2003), bem como nos conceitos de ideologia, de Thompson (2011) e de hegemonia, de Gramsci (1971). Para destacar as contribuições da produção do texto acadêmico em ADC, partimos do gênero textual /discursivo acadêmico, direcionado pela comunidade, legitimando o gênero com base em Swales (1990). E por fim, exemplificamos essas particularidades em duas dissertações de mestrado, produzidas por Oliveira (2018) e Carvalho (2018).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Roberto Alves Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor e pesquisador do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE/FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), bem como do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/Mossoró/UERN).  Atua nas áreas de Teorias Linguí­sticas, Ensino-aprendizagem de Lí­nguas, Análise de Discurso Crí­tica (ADC) e Letramento Multimodal Crí­tico (LMC). 

Références

ALMEIDA, D. B. Do texto í s imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, R. C. M.; ROCA, M. P. (Orgs.). Linguí­stica aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009, p. 173-202.

ARAÚJO, A. D. Gêneros multimodais: mapeando pesquisas no Brasil. In: Linguagem em Foco – Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica Aplicada da UECE/Universidade Estadual do Ceará. v. 3, n. 5, Fortaleza: EdUECE, 2011.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BARBOSA, J. R. A. Por uma prática de letramento crí­tico: leitura e produção escrita para a mudança social. In: CARVALHO, A. M. de; TAVARES, L. H. M. da C; SILVA, M. B. da. (Org.). De linguagem e de sentidos. Mossoró: Edições UERN, 2015, v. 1, p. 49-63.

BRITO, R. C. L.; PIMENTA; S. M. O. A Gramática de design visual. In: LIMA; C. H. P. L.; PIMENTA, S. M. O.; AZEVEDO; A. M. T. (Orgs.). Incursões semióticas: teoria e prática de gramática Sistêmico Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crí­tica do Discurso: Livre Expressão Editora: Rio de Janeiro, 2009, p. 87-116.

CARVALHO, A. A. de M. C. Análise de Discurso Crí­tica Multimodal em charges sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. 2018. 240f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação – PPCL., Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

CHOULIARAKI, L. & FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University, 1999.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. A Disciplina e a prática qualitativa. In: DENZIN, N. K.; N. K.; LINCOLN, Y. (Orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

FAIRCLOUGH, N. Analyzing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad./Org. Izabel Magalhães. Brasí­lia: Universidade de Brasí­lia, 2001.

FERNANDES, J. D. C.; ALMEIDA, D. B. L. Revisitando a gramática visual nos cartazes de Guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. (Org.) Análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008, p. 11 -31.

FOUCAULT, M. Microfí­sica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GRAMSCI, A. Selections from the Prison Notebooks of Antonio Gramsci, (Edited and translated by Q. Hoare and G. Nowell Smith). London: Lawrence and Wishart, 1971

HALLIDAY, M. An introduction to functional grammar. London: British Library. Cataloguing in Publication Data, 1995.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual. Design. London: Routledge, 2006.

MAGALHíES, I. Introdução: a análise de discurso crí­tica. DELTA, São Paulo, v. 21, n. spe, p. 1-9, 2005.

NASCIMENTO, R. G. do; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: Iniciação à análise de imagens. In: Linguagem & Ensino, Pelotas, UCPel, v.14, n. 2, p. 529-552, 2011.

PEREIRA, I. M. Movimentos sociais, greve e mí­dia: uma análise crí­tica de postagens de blogs sobre greves da UERN. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação – PPCL;. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

RAMALHO, V.; RESENDE, V. M. Análise de Discurso (para a) Crí­tica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2011.

RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crí­tica. São Paulo: Contexto, 2006

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. New York: Cambridge University Press, 1990.

Téléchargements

Publiée

2021-12-29

Comment citer

BARBOSA, J. R. A. . ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 2, p. 76–90, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3773. Acesso em: 21 nov. 2024.