EIGHT DAYS A WEEK: A IDEOLOGIA DO DISCURSO LÍRICOAMOROSO TROVADORESCO NA CANÇÃO DOS BEATLES

Autores

  • Júlia Pacheco Rinaldi
  • Alexandre Huady Torres Guimarães

Palavras-chave:

Trovadorismo, Música, The Beatles, Análise do Discurso

Resumo

Fundamentado nas teorias de Maingueneau (2013) e Brandão (2012 e 2015), acerca da Análise do Discurso, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma comparação entre discursos de diferentes épocas e lugares: cantigas lí­rico-amorosas do Trovadorismo português do século XII e músicas do Rock and Roll inglês do século XX. A análise identifica semelhanças entre uma Cantiga de Amor portuguesa e uma canção da banda The Beatles, com a finalidade de apontar traços de um discurso amoroso medieval nas músicas dos anos 1960. Justifica-se a escolha do tema pela relevância da banda na história da música contemporânea além da contí­nua fama que mantém até hoje. Muitos jovens do final do século XX e iní­cio do século XXI tiveram o primeiro contato com os Beatles por intermédio dos pais ou avós que viveram a década de 1960 e que viram ou vivenciaram a febre da banda. Percebe-se que estes se identificam com as músicas ou têm interesse pelo gênero musical em que a banda está inserida. As cantigas do Trovadorismo, por sua vez, costumam ser apresentadas aos mesmos jovens na 1a série do Ensino Médio da Educação Básica brasileira e compõem o primeiro conjunto de textos literários da literatura de Lí­ngua Portuguesa. Ao analisar estes conjuntos textuais a partir da fundamentação teórica proveniente da AD, pretende-se apontar uma aproximação entre os mesmos, visando a compreender a ideologia das Cantigas de Amor, os diferentes ethos e as competências envolvidas nas leis do discurso, obedecendo aos diferentes contextos em que foram produzidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Pacheco Rinaldi

Mestranda em Letras, Licenciada e Bacharela em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Alexandre Huady Torres Guimarães

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Referências

BRANDíO, Helena Hathsue Nagamine. Análise do discurso: um itinerário histórico. (Disponí­vel em www.museudalinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texti_1.pdf Acesso em 21/02/2015).
__________. Introdução à análise do discurso. 3. ed. rev. Campinas: UNICAMP, 2012.
COSTA, J. Almeida, MELO, A. Sampaio e MELO, A. de Sampaio. Dicionário da lí­ngua portuguesa. 5. ed. Lisboa: Porto Editora, 1983.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 33. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cultrix, 2012.
__________. A literatura portuguesa. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 1968.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

RINALDI, J. P. .; GUIMARÃES, A. H. T. . EIGHT DAYS A WEEK: A IDEOLOGIA DO DISCURSO LÍRICOAMOROSO TROVADORESCO NA CANÇÃO DOS BEATLES. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 2, n. 2, p. 249–262, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/111. Acesso em: 24 nov. 2024.