O DISCURSO CONSUMISTA EM POST PUBLICITÁRIOS DO INSTAGRAM
UMA ANÁLISE CRÍTICA
Palabras clave:
análise de discurso crítica, gênero digital post, ideologia do consumismo, mídias sociais, publicidadeResumen
O estudo objetiva analisar criticamente o discurso de posts publicitários que instauram relações assimétricas de poder, ideológica e hegemonicamente marcadas pelo consumismo. Diante disso, o estudo empreendido segue uma abordagem de pesquisa qualitativa e interpretativista, de enfoque documental e crítico. São analisados quatro posts de feed do Instagram de cunho publicitários, dos perfis de quatro artistas selecionados, os quais são @brunamarquezine, @marinaruybarbosa, @larissamanoela e @anitta, que enfocam na mesma categoria, a moda e beleza feminina. Mediante isso, o estudo constatou que as imagens de posts publicitários em perfis de celebridades no Instagram se comportam com a mesma capacidade comunicativa que a de um texto verbal, em que a ideologia do consumismo é operacionalizada com vistas a midiatizar de forma indireta esse discurso para os seguidores, que são os verdadeiros membros da sociedade de consumo. Por fim, concluiu-se que os principais modos gerais da operação da ideologia e suas respectivas estratégias típicas de construção simbólica na manipulação dos posts publicitários no Instagram são: a legitimação, na qual as relações de dominação são representadas como legítimas, por meio da universalização; a unificação, que funciona como a construção simbólica de identidade coletiva, a partir da padronização e da simbolização; e, a reificação, a qual faz uma retratação de uma situação transitória como permanente e natural, através da naturalização e da nominalização/passivação.
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Derechos de autor 1970 Maria Geizi Silva Pinto, José Roberto Alves Barbosa
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