EMERGÊNCIA DE EPÊNTESE VOCÁLICA EM POSIÇÃO DE CODA POR APRENDIZES BRASILEIROS DE LÍNGUA INGLESA
Mots-clés :
Fonética, Epêntese, Inglês língua estrangeiraRésumé
O objetivo desta pesquisa é analisar a emergência de epêntese vocálica em oclusivas e fricativas desvozeadas em posição de coda final no falar de aprendizes potiguares de inglês língua estrangeira (ILE). A pergunta-problema indaga: considerando a ocorrência de p, t, k, s e f em codas finais, quais seriam os principais fatores que favorecem a emergência da epêntese no falar de aprendizes potiguares de ILE? A hipótese básica aponta que o nível de proficiência, o tipo de coda, a escrita e o contexto fonotático influenciam de modo significativo a emergência da epêntese de aprendizes potiguares de ILE. Um experimento que consistiu na leitura de 15 palavras terminadas com oclusivas ou fricativas desvozeadas em posição de coda (p, t, k, f, s) foi realizado. Como resultado, a variável nível de proficiência é um fator influenciador na emergência de epêntese, com informantes de nível iniciante apresentando o maior número de casos. Em relação ao tipo de coda final, não foi possível afirmar qual consoante apresentou a maior influência para a emergência de epêntese. Não houve diferença significativa na ocorrência de epêntese entre palavras terminadas com consoante ou com a vogal e. Finalmente, a variável contexto fonotático apresentou diferença não-significativa entre os contextos fonotáticos (CVC, CVVC ou CVCC) na emergência de epêntese.
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© Anderson Romário Souza Silva, Clerton Luiz Felix Barboza 2017
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