OS TERMOS "˜INTERFERÊNCIA"™ E "˜TRANSFERÊNCIA LINGUÍSTICA"™ NA ÁREA DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE SUAS DIFERENTES ACEPÇÕES

Autores

  • Letí­cia Pereyron

Palavras-chave:

Transferência linguí­stica, Sistemas Adaptativos Complexos, Influência translinguí­stica

Resumo

O presente artigo visa a discutir os termos 'interferência' e 'transferência interlinguí­stica', bem como promover um perpassar histórico acerca do desenvolvimento da definição teórica de transferência linguí­stica, desde Weinreich (1953) e Lado (1957) até alcançar a noção de influência sob a perspectiva de lí­ngua como Sistema Adaptativo Complexo (RINGBOM, 1985; CENOZ, 2001; HERDINA; JESSNER, 2002; JESSNER, 2008; BRITO, 2011). O termo "˜interferência"™ foi rejeitado (GASS; SELINKER, 1992; CORDER, 1992; ORTEGA, 2009), por indicar um sentido negativo de intervenção da lí­ngua materna no desenvolvimento de uma dada "˜lí­ngua-alvo"™. Já sob uma concepção de lí­ngua como Sistema Adaptativo Complexo, o termo "˜transferência"™ é frequentemente chamado de "˜influência interlinguí­stica"™, sendo visto como um fenômeno que exerce efeitos de uma lí­ngua na outra, a partir da possibilidade de múltiplas relações entre os subsistemas envolvidos (L1, L2 e L3), sendo considerado um fator caracterí­stico do próprio sistema multilí­ngue (RINGBOM, 1985; CENOZ, 2001; HERDINA; JESSNER, 2002; KUPSKE, 2016; PEREYRON, 2017; de LOS SANTOS, 2018). Ademais, serão discutidos, sob a perspectiva teórica aqui adotada, fatores como a tipologia linguí­stica e proficiência linguí­stica como agentes condicionadores de influência. Finalmente, ao tomar como foco, mais especificamente, o processo de desenvolvimento do componente fonético-fonológico, o presente artigo oferece uma proposta quanto ao termo "˜transferência"™ com base em LarsenFreeman (2015), quem assegura envolver muito mais do que o mero fenômeno de transferir elementos no desenvolvimento linguí­stico de um aprendiz, a autora afirma que o processo envolve criatividade, inovação, recombinação.

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Biografia do Autor

Letí­cia Pereyron

Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre. Doutora em Estudos da Linguagem pela UFRGS, mestre em Letras pela PUCRS e M.A. in TESOL pela La Salle University, Filadélfia, é professora de linguagem na ESPM-Sul.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

PEREYRON, L. . OS TERMOS "˜INTERFERÊNCIA"™ E "˜TRANSFERÊNCIA LINGUÍSTICA"™ NA ÁREA DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE SUAS DIFERENTES ACEPÇÕES. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 5, n. 1, p. 99–125, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/151. Acesso em: 21 nov. 2024.