As anáforas indiretas em notícias escritas: aprimorando as produções de alunos do 7º ano
Palavras-chave:
Mecanismos anafóricos, Sequência didática, Gênero notícia escritaResumo
Nosso trabalho tem como objetivo discutir sobre o emprego das anáforas indiretas na produção do gênero notícia escrita elaborada por alunos do 7º ano de uma escola pública. É necessário esclarecer que nosso artigo se constitui como um recorte de uma dissertação defendida no PROFLETRAS/UERN. Para o desenvolvimento desse trabalho, propusemos uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação. A proposta interventiva que motivou nossa pesquisa foi composta de sete momentos e foi adaptada com base na sequência didática (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Na proposição das atividades apresentadas nesse artigo, tivemos como intuito estimular o uso eficiente das estratégias de referenciação, privilegiando o emprego das anáforas indiretas. Nesse sentido, assumimos como embasamento teórico, principalmente, os trabalhos de Cavalcante (2011; 2012), Cavalcante et al (2014), Koch e Elias (2015a; 2015b), Marcuschi (2002) e Sá (2004). Essa orientação explica-se pelo fato de esses trabalhos terem como alicerce fundamental a perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem. As nossas análises evidenciaram, a partir da comparação entre as produções iniciais e finais dos alunos, avanços em relação ao uso mais efetivo das estratégias de referenciação anafóricas voltadas para a progressão e coerência/coesão textual. Essas constatações reforçam a relevância da prática docente de língua materna voltada para o trabalho com a produção escrita baseada nos gêneros textuais e nos processos que auxiliem na tessitura de sentidos do texto.
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