As anáforas indiretas em notí­cias escritas: aprimorando as produções de alunos do 7º ano

Autores

Palavras-chave:

Mecanismos anafóricos, Sequência didática, Gênero notí­cia escrita

Resumo

Nosso trabalho tem como objetivo discutir sobre o emprego das anáforas indiretas na produção do gênero notí­cia escrita elaborada por alunos do 7º ano de uma escola pública. É necessário esclarecer que nosso artigo se constitui como um recorte de uma dissertação defendida no PROFLETRAS/UERN. Para o desenvolvimento desse trabalho, propusemos uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação. A proposta interventiva que motivou nossa pesquisa foi composta de sete momentos e foi adaptada com base na sequência didática (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Na proposição das atividades apresentadas nesse artigo, tivemos como intuito estimular o uso eficiente das estratégias de referenciação, privilegiando o emprego das anáforas indiretas. Nesse sentido, assumimos como embasamento teórico, principalmente, os trabalhos de Cavalcante (2011; 2012), Cavalcante et al (2014), Koch e Elias (2015a; 2015b), Marcuschi (2002) e Sá (2004). Essa orientação explica-se pelo fato de esses trabalhos terem como alicerce fundamental a perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem. As nossas análises evidenciaram, a partir da comparação entre as produções iniciais e finais dos alunos, avanços em relação ao uso mais efetivo das estratégias de referenciação anafóricas voltadas para a progressão e coerência/coesão textual. Essas constatações reforçam a relevância da prática docente de lí­ngua materna voltada para o trabalho com a produção escrita baseada nos gêneros textuais e nos processos que auxiliem na tessitura de sentidos do texto. 

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Biografia do Autor

Darlene Paiva Lima

Possui graduação em Licenciatura Especí­fica em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008) e graduação em Curso de Formação de Professores para o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Professora da rede de ensino do municí­pio de Russas. Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/ UERN. Russas/CE.

Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Tem Mestrado e Doutorado em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará. É Professora Adjunta I do Depto. de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e membro integrante dos grupos: GEPEL e GETEME. É professora e pesquisadora do Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS/UERN) e também do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN). Mossoró/RN. 

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

LIMA, D. P. .; SÁ, J. O. V. de . As anáforas indiretas em notí­cias escritas: aprimorando as produções de alunos do 7º ano. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 1, p. 114–139, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2881. Acesso em: 6 jul. 2024.