ESTUDO FONOLÓGICO DOS APAGAMENTOS DE /S/ E /R/, EM POSIÇÃO DE CODA, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.59776/2357-8203.2025.5480Palavras-chave:
Fonologia, apagamento de /R/, apagamento de /S/Resumo
Este trabalho objetiva analisar à luz da Teoria da Sílaba, os processos fonológicos de apagamento de /R/ e /S/, em posição de coda silábica, em formas nominais e verbais, que se apresentam na escrita de alunos de Etapa I A e I B da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública situada em Piripiri - PI. Esta pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa, fundamentada em uma abordagem fonológica métrica. Para esta investigação, utilizamos o apoio dos estudos de Cagliari (2002); Câmara Jr. (1992); Bisol (2014), que trazem importantes contribuições acerca dos processos fonológicos e dos contextos de materialização na cadeia fonética. O corpus desta investigação é constituído por 112 produções textuais, coletadas no período de abril a junho de 2022. Hipotetizamos que os apagamentos de /R/ e /S/ ocorrem majoritariamente em produções escritas espontâneas, ou seja, textos elaborados pelos alunos em que tinham liberdade de escrita. Os resultados apontam maior incidência de apagamento de /R/ em coda externa silábica em verbos e seguidos de pausas. Na coda interna, teve como gatilho a presença de vogais posteriores. O apagamento de /S/ em coda interna ocorreu diante de consoantes oclusivas /t/, /k/ e /g/, na sílaba tônica ou a antecedendo, já na coda externa ocorre sobretudo sem o morfema de plural.
Downloads
Referências
BISOL, Leda. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Análise fonológica: introdução à teoria e a prática, com especial destaque para o modelo fonêmico. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002.
CALLOU, D.; LEITE, Y. Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.
CÂMARA JR. Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.
CARVALHO, Lucirene da Silva. Os róticos em posição de coda: uma análise acústica do falar piauiense. 2009. 268f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
COLLISCHONN, Gisela. A sílaba em português. In: BISOL, Leda. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 4. ed. ver. e ampl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
DEMO, P. Pesquisa Qualitativa: busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Revista Latino-americana de enfermagem, v. 6, p. 89-104, 1998.
FONTENELE, Jorge Diego Marques. Apagamento do R: perspectiva fonológica sobre a escrita de alunos do 6º ano. Teresina: Universidade Estadual do Piauí -UESPI, 2019.
HORA; Dermeval da; BATTISTI, Elisa; MONARETTO, Valéria Oliveira. História do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019.
MONÇÃO, Cristiane Silva dos Santos. As representações múltiplas do fonema /s/, em ataque silábico, na escrita dos alunos do 6º ano: uma reflexão sociolinguística sobre o ensino de ortografia. Teresina: UESPI, 2015.
PEDROSA, Juliene Lopes R.; HORA. Demerval. Análise do /S/ em coda silábica: uma proposta de hierarquização dos candidatos gerados. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. Edição especial n. 1, 2007.
RIBEIRO, Silvia Renata. Apagamento da sibilante final em lexemas: uma análise variacionista do falar pessoense. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Paraíba, 2006.
SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria de Fátima dos Santos Barros, Ailma do Nascimento Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.



