ESTUDO FONOLÓGICO DOS APAGAMENTOS DE /S/ E /R/, EM POSIÇÃO DE CODA, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.59776/2357-8203.2025.5480Palabras clave:
Fonologia, apagamento de /R/, apagamento de /S/Resumen
Este trabalho objetiva analisar à luz da Teoria da Sílaba, os processos fonológicos de apagamento de /R/ e /S/, em posição de coda silábica, em formas nominais e verbais, que se apresentam na escrita de alunos de Etapa I A e I B da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública situada em Piripiri - PI. Esta pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa, fundamentada em uma abordagem fonológica métrica. Para esta investigação, utilizamos o apoio dos estudos de Cagliari (2002); Câmara Jr. (1992); Bisol (2014), que trazem importantes contribuições acerca dos processos fonológicos e dos contextos de materialização na cadeia fonética. O corpus desta investigação é constituído por 112 produções textuais, coletadas no período de abril a junho de 2022. Hipotetizamos que os apagamentos de /R/ e /S/ ocorrem majoritariamente em produções escritas espontâneas, ou seja, textos elaborados pelos alunos em que tinham liberdade de escrita. Os resultados apontam maior incidência de apagamento de /R/ em coda externa silábica em verbos e seguidos de pausas. Na coda interna, teve como gatilho a presença de vogais posteriores. O apagamento de /S/ em coda interna ocorreu diante de consoantes oclusivas /t/, /k/ e /g/, na sílaba tônica ou a antecedendo, já na coda externa ocorre sobretudo sem o morfema de plural.
Descargas
Citas
BISOL, Leda. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Análise fonológica: introdução à teoria e a prática, com especial destaque para o modelo fonêmico. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002.
CALLOU, D.; LEITE, Y. Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.
CÂMARA JR. Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.
CARVALHO, Lucirene da Silva. Os róticos em posição de coda: uma análise acústica do falar piauiense. 2009. 268f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
COLLISCHONN, Gisela. A sílaba em português. In: BISOL, Leda. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 4. ed. ver. e ampl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
DEMO, P. Pesquisa Qualitativa: busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Revista Latino-americana de enfermagem, v. 6, p. 89-104, 1998.
FONTENELE, Jorge Diego Marques. Apagamento do R: perspectiva fonológica sobre a escrita de alunos do 6º ano. Teresina: Universidade Estadual do Piauí -UESPI, 2019.
HORA; Dermeval da; BATTISTI, Elisa; MONARETTO, Valéria Oliveira. História do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019.
MONÇÃO, Cristiane Silva dos Santos. As representações múltiplas do fonema /s/, em ataque silábico, na escrita dos alunos do 6º ano: uma reflexão sociolinguística sobre o ensino de ortografia. Teresina: UESPI, 2015.
PEDROSA, Juliene Lopes R.; HORA. Demerval. Análise do /S/ em coda silábica: uma proposta de hierarquização dos candidatos gerados. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. Edição especial n. 1, 2007.
RIBEIRO, Silvia Renata. Apagamento da sibilante final em lexemas: uma análise variacionista do falar pessoense. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Paraíba, 2006.
SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Maria de Fátima dos Santos Barros, Ailma do Nascimento Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.



