As anáforas indiretas em notí­cias escritas: aprimorando as produções de alunos do 7º ano

Auteurs

Mots-clés :

Mecanismos anafóricos, Sequência didática, Gênero notí­cia escrita

Résumé

Nosso trabalho tem como objetivo discutir sobre o emprego das anáforas indiretas na produção do gênero notí­cia escrita elaborada por alunos do 7º ano de uma escola pública. É necessário esclarecer que nosso artigo se constitui como um recorte de uma dissertação defendida no PROFLETRAS/UERN. Para o desenvolvimento desse trabalho, propusemos uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação. A proposta interventiva que motivou nossa pesquisa foi composta de sete momentos e foi adaptada com base na sequência didática (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Na proposição das atividades apresentadas nesse artigo, tivemos como intuito estimular o uso eficiente das estratégias de referenciação, privilegiando o emprego das anáforas indiretas. Nesse sentido, assumimos como embasamento teórico, principalmente, os trabalhos de Cavalcante (2011; 2012), Cavalcante et al (2014), Koch e Elias (2015a; 2015b), Marcuschi (2002) e Sá (2004). Essa orientação explica-se pelo fato de esses trabalhos terem como alicerce fundamental a perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem. As nossas análises evidenciaram, a partir da comparação entre as produções iniciais e finais dos alunos, avanços em relação ao uso mais efetivo das estratégias de referenciação anafóricas voltadas para a progressão e coerência/coesão textual. Essas constatações reforçam a relevância da prática docente de lí­ngua materna voltada para o trabalho com a produção escrita baseada nos gêneros textuais e nos processos que auxiliem na tessitura de sentidos do texto. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Darlene Paiva Lima

Possui graduação em Licenciatura Especí­fica em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008) e graduação em Curso de Formação de Professores para o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Professora da rede de ensino do municí­pio de Russas. Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/ UERN. Russas/CE.

Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Tem Mestrado e Doutorado em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará. É Professora Adjunta I do Depto. de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e membro integrante dos grupos: GEPEL e GETEME. É professora e pesquisadora do Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS/UERN) e também do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN). Mossoró/RN. 

Références

ALVES FILHO, Francisco. Gêneros Jornalí­sticos: notí­cias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. S/d. Disponí­vel em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 07 jun. 2020, 09:30:11.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Português. (3º e 4º ciclos do ensino Fundamental) Brasí­lia: MEC, 1998.

BUENO, Luzia. Os gêneros jornalí­sticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; BRITO, Mariza Angélica Paiva. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de letras, 2004. p. 95-128.

KOCH, Ingedore Vilaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2015a.

KOCH, Ingedore Vilaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2015b.

LIMA, Darlene Paiva. (2020). O processo anafórico em notí­cias produzidas por alunos do 7º ano: refinando a escrita. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020. 161 f.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2002. p. 19-36.

SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos. Argumentação e processo referencial anafórico no anúncio publicitário de cosmético. 2014. Tese (Doutorado em Linguí­stica). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. 191f.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de letras, 2004. p. 71-90.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Téléchargements

Publiée

2020-06-30

Comment citer

LIMA, D. P. .; SÁ, J. O. V. de . As anáforas indiretas em notí­cias escritas: aprimorando as produções de alunos do 7º ano. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 7, n. 1, p. 114–139, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2881. Acesso em: 5 oct. 2024.