DESAFIOS NA ESCRITA ACADÊMICA: REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS RETÓRICOS DA SEÇÃO DE INTRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO

Autores

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Gênero artigo cientí­fico, Introdução, Movimentos retóricos

Resumo

Nosso trabalho tem como escopo apresentar algumas reflexões acerca dos movimentos retóricos presentes na introdução do gênero artigo cientí­fico do curso de Letras. Na busca por estimular o diálogo sobre estratégias que auxiliem na prática da escrita acadêmica, a seguinte questão de pesquisa norteou nosso olhar: conhecer os movimentos retóricos apresentados na introdução do artigo cientí­fico pode auxiliar na elaboração desse gênero acadêmico? A escolha desse recorte sobre a introdução justifica-se pelo fato de que essa seção pode chamar a atenção do leitor para as principais questões que desenham o trabalho. Diante dessas indagações, nosso referencial teórico ampara-se, no que se refere à tradição sociorretórica para análise dos gêneros acadêmicos, nos estudos de Swales (1990), Biasi-Rodrigues e Hemais (2005), Biasi-Rodrigues, Hemais e Araújo (2009), Motta-Roth e Hendges (2010). Quanto ao artigo cientí­fico, entre outros, valemo-nos das contribuições de Silva, Costa, Silva, Souza e Gonçalves (2012). A partir das importantes e inegáveis contribuições dos trabalhos influenciados pelas pesquisas de Swales, conseguimos, por meio do segundo modelo CARS, exemplificar alguns movimentos retóricos apresentados na introdução do gênero artigo cientí­fico. Em linhas gerais, podemos concluir, especificamente para a escrita da introdução, que é importante: traçar um percurso retórico, nessa seção, que atenda, em geral, aos movimentos de: apresentar o objetivo e contextualizar a pesquisa, mostrar uma justificativa para o recorte do artigo, antecipar, brevemente, os resultados e disponibilizar uma sistematização do trabalho, entre outros movimentos retóricos possí­veis.

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Biografia do Autor

Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Tem Mestrado e Doutorado em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará. É Professora Adjunta I do Depto. de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e membro integrante dos grupos: GEPEL e GETEME. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN). Mossoró/RN. 

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

SÁ, J. O. V. de . DESAFIOS NA ESCRITA ACADÊMICA: REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS RETÓRICOS DA SEÇÃO DE INTRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 2, p. 44–60, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3761. Acesso em: 22 dez. 2024.

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