DESAFIOS NA ESCRITA ACADÊMICA: REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS RETÓRICOS DA SEÇÃO DE INTRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO

Autores

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Gênero artigo cientí­fico, Introdução, Movimentos retóricos

Resumo

Nosso trabalho tem como escopo apresentar algumas reflexões acerca dos movimentos retóricos presentes na introdução do gênero artigo cientí­fico do curso de Letras. Na busca por estimular o diálogo sobre estratégias que auxiliem na prática da escrita acadêmica, a seguinte questão de pesquisa norteou nosso olhar: conhecer os movimentos retóricos apresentados na introdução do artigo cientí­fico pode auxiliar na elaboração desse gênero acadêmico? A escolha desse recorte sobre a introdução justifica-se pelo fato de que essa seção pode chamar a atenção do leitor para as principais questões que desenham o trabalho. Diante dessas indagações, nosso referencial teórico ampara-se, no que se refere à tradição sociorretórica para análise dos gêneros acadêmicos, nos estudos de Swales (1990), Biasi-Rodrigues e Hemais (2005), Biasi-Rodrigues, Hemais e Araújo (2009), Motta-Roth e Hendges (2010). Quanto ao artigo cientí­fico, entre outros, valemo-nos das contribuições de Silva, Costa, Silva, Souza e Gonçalves (2012). A partir das importantes e inegáveis contribuições dos trabalhos influenciados pelas pesquisas de Swales, conseguimos, por meio do segundo modelo CARS, exemplificar alguns movimentos retóricos apresentados na introdução do gênero artigo cientí­fico. Em linhas gerais, podemos concluir, especificamente para a escrita da introdução, que é importante: traçar um percurso retórico, nessa seção, que atenda, em geral, aos movimentos de: apresentar o objetivo e contextualizar a pesquisa, mostrar uma justificativa para o recorte do artigo, antecipar, brevemente, os resultados e disponibilizar uma sistematização do trabalho, entre outros movimentos retóricos possí­veis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Tem Mestrado e Doutorado em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará. É Professora Adjunta I do Depto. de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e membro integrante dos grupos: GEPEL e GETEME. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN). Mossoró/RN. 

Referências

BAWARSHI, Anis; JO REIFF, Mary. Gêneros: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução de Benedito G. Bezerra (et al). São Paulo: Parábola editorial, 2013, p.60-61.

BIASI-RODRIGUES, Bernardete; HEMAIS, Barbara. A proposta sociorretórica de John M. Swales para o estudo de gêneros textuais. In: MEURER; J. L.; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. (org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola editorial, 2005, p.108-129.

BIASI-RODRIGUES, Bernardete. O papel do propósito comunicativo na análise de gêneros: diferentes versões. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 4, Anais. Tubarão-SC: Unisul, 2007, v. 1, p. 729-742.

BIASI-RODRIGUES, Bernardete; HEMAIS, Barbara; ARAÚJO, Júlio César. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princí­pios teóricos e metodológicos. In: BIASI-RODRIGUES, Bernardete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia Tavares. Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009, p.17-32.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola editorial, 2010.

SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos; REBOUÇAS, Ângela Cláudia Rezende Nascimento; THORPE, Bruna Gabrieli Morais da Silva; SILVA, Aylana Paula dos Santos. O projeto extensão e a docência: reflexões, desafios e ações necessárias na prática acadêmica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 14, 2018, p.1 -14.

SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos. Breves discussões sobre as metáforas conceptuais: exemplificando em anúncios publicitários. In: LIMA, A. H. V.; PITA, J. R.; SOARES, M. E. (orgs.). A linguí­stica na teoria e na prática. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, p. 385- 406.

SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos; LIMA, Darlene Paiva. As anáforas indiretas em notí­cias escritas: aprimorando as produções de alunos do 7º ano. Revista Colineares, v. 7, 2020, p. 114-139.

SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos; LOPES, Lucineide Matos; OLIVEIRA, Lara Marques de. A saliência em anúncios publicitários- reflexões multimodais. Revista Entrepalavras, v. 10, 2020, p. 50-65.

SILVA, Elane Ribeiro; COSTA, Letí­cia Melo da; SILVA, Maria Weilanny Pinheiro da; SOUZA, Ossinete Costa; GONÇALVES, Suellen Souza. Como escrever um artigo cientí­fico: orientações. Encontro regional de estudantes de biblioteconomia, documentação, ciência e gestão da informação- EREBD N/NE. Anais. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 15 a 21 janeiro de 2012.

SWALES, John. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press,1990.

SWALES, John; FEAK, Christine B. Academic Writing for Graduate Students. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1994.

SWALES, John; FEAK, Christine B. English in Today"™s Research World. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2000.

SWALES, John; FEAK, Christine B. Academic Writing for Graduate Students. Ann Arbor, MI: The University of Michigan Press, 2004.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

SÁ, J. O. V. de . DESAFIOS NA ESCRITA ACADÊMICA: REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS RETÓRICOS DA SEÇÃO DE INTRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 2, p. 44–60, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3761. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)