DESAFIOS NA ESCRITA ACADÊMICA: REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS RETÓRICOS DA SEÇÃO DE INTRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO

Auteurs

Mots-clés :

Escrita acadêmica, Gênero artigo cientí­fico, Introdução, Movimentos retóricos

Résumé

Nosso trabalho tem como escopo apresentar algumas reflexões acerca dos movimentos retóricos presentes na introdução do gênero artigo cientí­fico do curso de Letras. Na busca por estimular o diálogo sobre estratégias que auxiliem na prática da escrita acadêmica, a seguinte questão de pesquisa norteou nosso olhar: conhecer os movimentos retóricos apresentados na introdução do artigo cientí­fico pode auxiliar na elaboração desse gênero acadêmico? A escolha desse recorte sobre a introdução justifica-se pelo fato de que essa seção pode chamar a atenção do leitor para as principais questões que desenham o trabalho. Diante dessas indagações, nosso referencial teórico ampara-se, no que se refere à tradição sociorretórica para análise dos gêneros acadêmicos, nos estudos de Swales (1990), Biasi-Rodrigues e Hemais (2005), Biasi-Rodrigues, Hemais e Araújo (2009), Motta-Roth e Hendges (2010). Quanto ao artigo cientí­fico, entre outros, valemo-nos das contribuições de Silva, Costa, Silva, Souza e Gonçalves (2012). A partir das importantes e inegáveis contribuições dos trabalhos influenciados pelas pesquisas de Swales, conseguimos, por meio do segundo modelo CARS, exemplificar alguns movimentos retóricos apresentados na introdução do gênero artigo cientí­fico. Em linhas gerais, podemos concluir, especificamente para a escrita da introdução, que é importante: traçar um percurso retórico, nessa seção, que atenda, em geral, aos movimentos de: apresentar o objetivo e contextualizar a pesquisa, mostrar uma justificativa para o recorte do artigo, antecipar, brevemente, os resultados e disponibilizar uma sistematização do trabalho, entre outros movimentos retóricos possí­veis.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Tem Mestrado e Doutorado em Linguí­stica pela Universidade Federal do Ceará. É Professora Adjunta I do Depto. de Letras Vernáculas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e membro integrante dos grupos: GEPEL e GETEME. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN). Mossoró/RN. 

Références

BAWARSHI, Anis; JO REIFF, Mary. Gêneros: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução de Benedito G. Bezerra (et al). São Paulo: Parábola editorial, 2013, p.60-61.

BIASI-RODRIGUES, Bernardete; HEMAIS, Barbara. A proposta sociorretórica de John M. Swales para o estudo de gêneros textuais. In: MEURER; J. L.; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. (org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola editorial, 2005, p.108-129.

BIASI-RODRIGUES, Bernardete. O papel do propósito comunicativo na análise de gêneros: diferentes versões. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 4, Anais. Tubarão-SC: Unisul, 2007, v. 1, p. 729-742.

BIASI-RODRIGUES, Bernardete; HEMAIS, Barbara; ARAÚJO, Júlio César. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princí­pios teóricos e metodológicos. In: BIASI-RODRIGUES, Bernardete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia Tavares. Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009, p.17-32.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola editorial, 2010.

SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos; REBOUÇAS, Ângela Cláudia Rezende Nascimento; THORPE, Bruna Gabrieli Morais da Silva; SILVA, Aylana Paula dos Santos. O projeto extensão e a docência: reflexões, desafios e ações necessárias na prática acadêmica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 14, 2018, p.1 -14.

SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos. Breves discussões sobre as metáforas conceptuais: exemplificando em anúncios publicitários. In: LIMA, A. H. V.; PITA, J. R.; SOARES, M. E. (orgs.). A linguí­stica na teoria e na prática. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, p. 385- 406.

SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos; LIMA, Darlene Paiva. As anáforas indiretas em notí­cias escritas: aprimorando as produções de alunos do 7º ano. Revista Colineares, v. 7, 2020, p. 114-139.

SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos; LOPES, Lucineide Matos; OLIVEIRA, Lara Marques de. A saliência em anúncios publicitários- reflexões multimodais. Revista Entrepalavras, v. 10, 2020, p. 50-65.

SILVA, Elane Ribeiro; COSTA, Letí­cia Melo da; SILVA, Maria Weilanny Pinheiro da; SOUZA, Ossinete Costa; GONÇALVES, Suellen Souza. Como escrever um artigo cientí­fico: orientações. Encontro regional de estudantes de biblioteconomia, documentação, ciência e gestão da informação- EREBD N/NE. Anais. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 15 a 21 janeiro de 2012.

SWALES, John. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press,1990.

SWALES, John; FEAK, Christine B. Academic Writing for Graduate Students. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1994.

SWALES, John; FEAK, Christine B. English in Today"™s Research World. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2000.

SWALES, John; FEAK, Christine B. Academic Writing for Graduate Students. Ann Arbor, MI: The University of Michigan Press, 2004.

Téléchargements

Publiée

2021-12-28

Comment citer

SÁ, J. O. V. de . DESAFIOS NA ESCRITA ACADÊMICA: REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS RETÓRICOS DA SEÇÃO DE INTRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 2, p. 44–60, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3761. Acesso em: 5 oct. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice