A INTERAÇÃO PELA ESCRITA NO CONTEXTO ACADÊMICO
Palavras-chave:
Escrita Acadêmica, Interação., Gênero TextualResumo
Este artigo objetiva investigar as estratégias que os estudantes de graduação mobilizam para construir e negociar seus posicionamentos por meio da escrita, com a finalidade de atender í s necessidades dos interlocutores no processo de construção textual. O corpus de análise, deste trabalho, constitui-se de textos produzidos em aulas de diferentes componentes curriculares e em diversos cursos da graduação. Para isso, o estudo se utiliza dos pressupostos teóricos da Linguística Textual, por considerarem o texto como unidade comunicacional, de caráter singular e resultante dos contextos socias em que são produzidos, sobretudo os que circulam nos campos disciplinares da esfera acadêmica. Os resultados apontam que as estratégias de interação que o escritor mobiliza variam de acordo com o suporte, o propósito do gênero textual e a situação comunicativa para a qual o texto é utilizado.
Downloads
Referências
BIASI-RODRIGUES, Bernadete. In BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio; SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 49-75.
BIASI-RODRIGUES, Bernadete; HEMAIS, Barbara; ARAÚJO, Júlio. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio; SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 17-32.
JESUS, Josefa Francisca Henrique de. Uso e função dos operadores metadiscursivos em exemplares do gênero artigo científico produzidos por estudantes de graduação. Pau dos Ferros, 2012. Tese (Mestrado em Letras), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2012.
JESUS, Josefa Francisca Henrique de. Organização retórica na construção do gênero discursivo monografia de graduação: descrição, análise e ensino. Pau dos Ferros, 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros-RN, 2014.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O Texto e a construção dos sentidos. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2009.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2015.
KOCH, Ingedore Villaça. As tramas do texto. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2020.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. 5. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018a.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. 1. ed. 2. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018b.
KOCH, Ingedore G. Villaça; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LIMA, Edmar Peixoto de. Abordagem terminológica nas veredas teóricas da argumentação: uma investigação sob a perspectiva da variação denominativa. Fortaleza, 2017. 325 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE, 2017.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, maria Auxiliadora. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 19-38.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística do texto: o que é e como se faz. São Paulo: Parábola, 2012.
MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5. ed. Ijuí-RS/Brasília-DF 2006.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. (Orgs.) Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PONTES, Antônio Luciano; JESUS, Josefa Francisca Henrique de. Recursos metadiscursivos na escrita acadêmica: uso e função. Diálogo das Letras, v. 6, p. 303-322, 2017.
RINCK, Fanny; BOCH, Françoise; ASSIS, Juliana Alves. (Orgs.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.
RODRIGUES, Márcia Candeia. Normalização e estratégias de escrita de textos no ensino superior In: SILVA, Francisco Vieira da; OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois (Orgs.). A escrita no ensino superior: saberes, métodos e gêneros. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. 252p.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Concepções não-valorizadas de escrita: a escrita como "um outro modo de falar". In KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas SP: Mercado de Letras, 1995, p. 65-89.
SOUZA, Clara Regina Rodrigues de. A propósito da escrita acadêmica: a linguagem questionadora das ciências humanas. In: SILVA, Francisco Vieira da; OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois (Orgs.). A escrita no ensino superior: saberes, métodos e gêneros. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. 252p.
SWALES, John. Genre analysis: english in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Josefa Francisca Henrique de Jesus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.