A INTERAÇÃO PELA ESCRITA NO CONTEXTO ACADÊMICO

Autores

  • Josefa Francisca Henrique de Jesus Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Interação., Gênero Textual

Resumo

Este artigo objetiva investigar as estratégias que os estudantes de graduação mobilizam para construir e negociar seus posicionamentos por meio da escrita, com a finalidade de atender í s necessidades dos interlocutores no processo de construção textual. O corpus de análise, deste trabalho, constitui-se de textos produzidos em aulas de diferentes componentes curriculares e em diversos cursos da graduação. Para isso, o estudo se utiliza dos pressupostos teóricos da Linguí­stica Textual, por considerarem o texto como unidade comunicacional, de caráter singular e resultante dos contextos socias em que são produzidos, sobretudo os que circulam nos campos disciplinares da esfera acadêmica. Os resultados apontam que as estratégias de interação que o escritor mobiliza variam de acordo com o suporte, o propósito do gênero textual e a situação comunicativa para a qual o texto é utilizado.

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Biografia do Autor

Josefa Francisca Henrique de Jesus, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora e Mestra em Letras e Especialista em Linguí­stica Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN. É professora e pesquisadora do Departamento de Letras Vernáculas (DLV/FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando nas áreas de Linguí­stica, Letras, Lí­ngua Portuguesa, com ênfase em Metadiscurso, Análise de Gêneros e Escrita Acadêmica. 

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

JESUS, J. F. H. de . A INTERAÇÃO PELA ESCRITA NO CONTEXTO ACADÊMICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 2, p. 61–75, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3770. Acesso em: 22 dez. 2024.