A INTERAÇÃO PELA ESCRITA NO CONTEXTO ACADÊMICO

Autores

  • Josefa Francisca Henrique de Jesus Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Interação., Gênero Textual

Resumo

Este artigo objetiva investigar as estratégias que os estudantes de graduação mobilizam para construir e negociar seus posicionamentos por meio da escrita, com a finalidade de atender í s necessidades dos interlocutores no processo de construção textual. O corpus de análise, deste trabalho, constitui-se de textos produzidos em aulas de diferentes componentes curriculares e em diversos cursos da graduação. Para isso, o estudo se utiliza dos pressupostos teóricos da Linguí­stica Textual, por considerarem o texto como unidade comunicacional, de caráter singular e resultante dos contextos socias em que são produzidos, sobretudo os que circulam nos campos disciplinares da esfera acadêmica. Os resultados apontam que as estratégias de interação que o escritor mobiliza variam de acordo com o suporte, o propósito do gênero textual e a situação comunicativa para a qual o texto é utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefa Francisca Henrique de Jesus, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora e Mestra em Letras e Especialista em Linguí­stica Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN. É professora e pesquisadora do Departamento de Letras Vernáculas (DLV/FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando nas áreas de Linguí­stica, Letras, Lí­ngua Portuguesa, com ênfase em Metadiscurso, Análise de Gêneros e Escrita Acadêmica. 

Referências

BERNARDO, Gustavo. Redação inquieta. 2. Ed. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2012[1955]. Disponí­vel em https://www.academia.edu/25305500/Reda%C3%A7%C3%A3o_inquieta. Acesso em 06 de dezembro de 2020.

BIASI-RODRIGUES, Bernadete. In BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio; SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 49-75.

BIASI-RODRIGUES, Bernadete; HEMAIS, Barbara; ARAÚJO, Júlio. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princí­pios teóricos e metodológicos. In BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio; SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 17-32.

JESUS, Josefa Francisca Henrique de. Uso e função dos operadores metadiscursivos em exemplares do gênero artigo cientí­fico produzidos por estudantes de graduação. Pau dos Ferros, 2012. Tese (Mestrado em Letras), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2012.

JESUS, Josefa Francisca Henrique de. Organização retórica na construção do gênero discursivo monografia de graduação: descrição, análise e ensino. Pau dos Ferros, 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros-RN, 2014.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O Texto e a construção dos sentidos. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguí­stica textual: trajetória e grandes temas. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH, Ingedore Villaça. As tramas do texto. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2020.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. 5. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018a.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. 1. ed. 2. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018b.

KOCH, Ingedore G. Villaça; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possí­veis. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LIMA, Edmar Peixoto de. Abordagem terminológica nas veredas teóricas da argumentação: uma investigação sob a perspectiva da variação denominativa. Fortaleza, 2017. 325 f. Tese (Doutorado em Linguí­stica Aplicada). Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, maria Auxiliadora. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 19-38.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguí­stica do texto: o que é e como se faz. São Paulo: Parábola, 2012.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princí­pio da pesquisa. 5. ed. Ijuí­-RS/Brasí­lia-DF 2006.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. (Orgs.) Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PONTES, Antônio Luciano; JESUS, Josefa Francisca Henrique de. Recursos metadiscursivos na escrita acadêmica: uso e função. Diálogo das Letras, v. 6, p. 303-322, 2017.

RINCK, Fanny; BOCH, Françoise; ASSIS, Juliana Alves. (Orgs.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

RODRIGUES, Márcia Candeia. Normalização e estratégias de escrita de textos no ensino superior In: SILVA, Francisco Vieira da; OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois (Orgs.). A escrita no ensino superior: saberes, métodos e gêneros. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. 252p.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Concepções não-valorizadas de escrita: a escrita como "um outro modo de falar". In KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas SP: Mercado de Letras, 1995, p. 65-89.

SOUZA, Clara Regina Rodrigues de. A propósito da escrita acadêmica: a linguagem questionadora das ciências humanas. In: SILVA, Francisco Vieira da; OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois (Orgs.). A escrita no ensino superior: saberes, métodos e gêneros. São Carlos: Pedro e João Editores, 2018. 252p.

SWALES, John. Genre analysis: english in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

JESUS, J. F. H. de . A INTERAÇÃO PELA ESCRITA NO CONTEXTO ACADÊMICO. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 8, n. 2, p. 61–75, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3770. Acesso em: 21 nov. 2024.