Variação do modo imperativo em gêneros textuais do turismo

Autores

  • Márcia Cristina do Carmo Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0003-0546-7622
  • Anna Carolina do Carmo Castro Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Variação e mudança linguí­stica, Gêneros textuais/discursivos do turismo, Variação do modo imperativo

Resumo

Este trabalho analisa, em gêneros textuais/discursivos utilizados como meio de divulgação turí­stica, a variação de verbos no modo imperativo, que podem se apresentar associados ao subjuntivo (visite, compre, viaje, divirta-se) ou ao indicativo (visita, compra, viaja, diverte-se). O presente trabalho fundamenta-se na Teoria da Variação e Mudança Linguí­stica (LABOV, 2008 [1972]) e vale-se dos trabalhos de Scherre (2005, 2007), Scherre et al. (2007, 2015), Alves (2009) e Evangelista (2011) para discussões sobre a variação do modo imperativo no Português Brasileiro. Para a análise, foram selecionados dois gêneros textuais/discursivos que se fazem presentes atualmente por intermédio de postagens no Facebook e ví­deos no Youtube, ambos publicados por determinada agência de turismo conhecida nacionalmente. Como resultado principal, 98,1% das ocorrências gerais correspondem a imperativo subjuntivo, o que pode ser justificado pela interpretação mais assertiva que proporciona (SCHERRE, 2005, 2007; SCHERRE et al., 2007; EVANGELISTA, 2011), evitando ambiguidades e auxiliando, assim, a empresa turí­stica em seus propósitos comunicativos.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina do Carmo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Realizou Pós-Doutorado (2015) na University College London (UCL). Doutora (2013) e Mestre (2009) em Estudos Linguí­sticos e Licenciada em Letras Português – Inglês (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE). 

Anna Carolina do Carmo Castro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Turismóloga (2014) e Licenciada em Letras Português – Francês (2019) pela UEPG, Especialista em Gestão em Turismo e Hotelaria pela UNIASSELVI (2016) e Mestranda em Estudos da Linguagem (PPGEL/UEPG).

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

CARMO, M. C. do .; CASTRO, A. C. do C. . Variação do modo imperativo em gêneros textuais do turismo. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 6, n. 2, p. 4–20, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2206. Acesso em: 6 jul. 2024.