Variação do modo imperativo em gêneros textuais do turismo

Autores

Palavras-chave:

Variação e mudança linguí­stica, Gêneros textuais/discursivos do turismo, Variação do modo imperativo

Resumo

Este trabalho analisa, em gêneros textuais/discursivos utilizados como meio de divulgação turí­stica, a variação de verbos no modo imperativo, que podem se apresentar associados ao subjuntivo (visite, compre, viaje, divirta-se) ou ao indicativo (visita, compra, viaja, diverte-se). O presente trabalho fundamenta-se na Teoria da Variação e Mudança Linguí­stica (LABOV, 2008 [1972]) e vale-se dos trabalhos de Scherre (2005, 2007), Scherre et al. (2007, 2015), Alves (2009) e Evangelista (2011) para discussões sobre a variação do modo imperativo no Português Brasileiro. Para a análise, foram selecionados dois gêneros textuais/discursivos que se fazem presentes atualmente por intermédio de postagens no Facebook e ví­deos no Youtube, ambos publicados por determinada agência de turismo conhecida nacionalmente. Como resultado principal, 98,1% das ocorrências gerais correspondem a imperativo subjuntivo, o que pode ser justificado pela interpretação mais assertiva que proporciona (SCHERRE, 2005, 2007; SCHERRE et al., 2007; EVANGELISTA, 2011), evitando ambiguidades e auxiliando, assim, a empresa turí­stica em seus propósitos comunicativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina do Carmo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Realizou Pós-Doutorado (2015) na University College London (UCL). Doutora (2013) e Mestre (2009) em Estudos Linguí­sticos e Licenciada em Letras Português – Inglês (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE). 

Anna Carolina do Carmo Castro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Turismóloga (2014) e Licenciada em Letras Português – Francês (2019) pela UEPG, Especialista em Gestão em Turismo e Hotelaria pela UNIASSELVI (2016) e Mestranda em Estudos da Linguagem (PPGEL/UEPG).

Referências

ALVES, J. S. O uso do modo imperativo em revistas em quadrinhos do Menino Maluquinho. Letra Magna, n. 10, ano 5, p. 1-17, 2009.

BARRETTO, M. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 9. ed. Campinas: Papirus, 2000.

CALVI, M. V. Los géneros discursivos en la lengua del turismo: una propuesta de clasificación. Ibérica, n. 19, p. 9-31, 2010.

CHAMBERS, J. K. Sociolinguistic Theory: Linguistic Variation and its Social Significance. Oxford: Wiley-Blackwell, 2009 [1995].

EVANGELISTA, E. M. Fala, Vitória! - a variação do imperativo em Vitória/ES e sua posição no cenário nacional. Percursos linguí­sticos, v. 1, p. 62-81, 2011.

HUNTINGTON, H. E. Subversive Memes: Internet Memes as a Form of Visual Rhetoric. Selected Papers of Internet Research 14.0, Denver, USA, 2013.

LABOV, W. Padrões sociolinguí­sticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

NARO, A. J. O dinamismo das lí­nguas. In: MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (Org.) Introdução à sociolinguí­stica: o tratamento da variação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

SANDMANN, A. A linguagem da propaganda. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1999.

SCHERRE, M. M. P. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguí­stica, mí­dia e preconceito. São Paulo: Parábola, 2005.

SCHERRE, M. M. P. Aspectos sincrônicos e diacrônicos do imperativo gramatical no Português Brasileiro. Alfa. São Paulo, 51 (1), p. 189-222, 2007.

SCHERRE, M. M. P.; et al. Reflexões sobre o imperativo em português. D.E.L.T.A., n. 23: esp., p. 193-241, 2007.

SCHERRE, M. M. P.; et al. Variação dos pronomes "tu" e "você". In: MARTINS, M. A.; ABRAÇADO, J (Org.). Mapeamento sociolinguí­stico do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015. p. 133-172.

TARALLO, F. A pesquisa sociolinguí­stica. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

CARMO, M. C. do .; CASTRO, A. C. do C. . Variação do modo imperativo em gêneros textuais do turismo. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 6, n. 2, p. 4–20, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/2206. Acesso em: 24 nov. 2024.