Variação do modo imperativo em gêneros textuais do turismo
Mots-clés :
Variação e mudança linguística, Gêneros textuais/discursivos do turismo, Variação do modo imperativoRésumé
Este trabalho analisa, em gêneros textuais/discursivos utilizados como meio de divulgação turística, a variação de verbos no modo imperativo, que podem se apresentar associados ao subjuntivo (visite, compre, viaje, divirta-se) ou ao indicativo (visita, compra, viaja, diverte-se). O presente trabalho fundamenta-se na Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 2008 [1972]) e vale-se dos trabalhos de Scherre (2005, 2007), Scherre et al. (2007, 2015), Alves (2009) e Evangelista (2011) para discussões sobre a variação do modo imperativo no Português Brasileiro. Para a análise, foram selecionados dois gêneros textuais/discursivos que se fazem presentes atualmente por intermédio de postagens no Facebook e vídeos no Youtube, ambos publicados por determinada agência de turismo conhecida nacionalmente. Como resultado principal, 98,1% das ocorrências gerais correspondem a imperativo subjuntivo, o que pode ser justificado pela interpretação mais assertiva que proporciona (SCHERRE, 2005, 2007; SCHERRE et al., 2007; EVANGELISTA, 2011), evitando ambiguidades e auxiliando, assim, a empresa turística em seus propósitos comunicativos.
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Références
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© Márcia Cristina do Carmo, Anna Carolina do Carmo Castro 2019
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