O USO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO DE LEITURA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ACORDO COM OS PRECEITOS FREIRIANOS
Mots-clés :
Leitura, Paulo Freire, André ViancoRésumé
O que é, qual a importância e qual a função no mundo contemporâneo da leitura e da literatura são pontos relevantes para a discussão nos dias atuais, devido ao fato que, cada vez mais o indivíduo é exposto a textos e necessita analisá-los e compreendê-los de forma reflexiva e crítica. De acordo com Paulo Freire, desde que o indivíduo nasce ele está lendo o mundo, porém, ensinar a ler é uma das funções da escola, que deve utilizar as mais diversas ferramentas para preparar os seus alunos como leitores reflexivos e críticos. A literatura contemporânea está à disposição dos professores, da escola e dos alunos como uma ferramenta para o ensino da leitura e da própria literatura na sala de aula, uma vez que, a partir dela são possíveis trabalhos de compreensão e análise que tornarão os alunos preparados, para o melhor entendimento de outros textos, bem como de sua própria realidade. Com o intuito de observar como isso pode ocorrer, de fato, em uma situação real, é apresentado no presente artigo, um estudo de caso da aplicação de uma obra contemporânea, Os Sete, de André Vianco, em um colégio de São Paulo, buscando a demonstração das vantagens deste tipo de exercício na sala de aula.
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© Alexandre Huady Torres Guimarães, Sheila Darcy Antonio Rodrigues 2015
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