O GÊNERO EVANESCENTE EM "A CAPTURA DE CÉRBERO", DE AGATHA CHRISTIE
Palabras clave:
Literatura fantástica, Estranho, Agatha ChristieResumen
O presente artigo visou estudar o conto "A Captura de Cérbero" (2010), da escritora britânica Agatha Christie, sob a perspectiva do subgênero literário advindo do fantástico denominado estranho, proposto por Todorov (1981). No decorrer da pesquisa, foi feita uma explanação acerca de gênero literário e de literatura fantástica, percorrendo por suas principais concepções e facetas. Por conseguinte, foram analisados na narrativa os principais elementos que categorizam o conto de Christie como sendo do subgênero estranho. A pesquisa se deu de caráter bibliográfico e analítico. O aporte teórico foi composto, principalmente, por Todorov (1981). Por fim, houve êxito em analisar os excertos do conto para considerá-la como narrativa evanescente.
Descargas
Citas
CHRISTIE, Agatha. A captura do Cérbero. In: _______. Os diários secretos de Agatha Christie: 50 anos de mistérios na criação. Tradução de Thereza Christina Rocque Motta. São Paulo: Leya, 2010.
DICIO. Dicionário online de português, 2019. Disponível em <https://www.dicio.com.br/fantastico/>. Acesso em: 16 de abril de 2019, í s 21:48. LOVECRAFT, H.P. Supernatural horror in literature. New York: Ben Abrfamsor, 1927.
POE, Edgar Allan. The fall of house of Usher. Burton's Gentleman's Magazine, 1839. p. 1-15.
______________. The murders in the rue morgue. Graham's Magazine, 1841. p. 38- 63.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 2. ed. Paris: Editons du Seuil, 1981. Digital Source. Tradução Silvia Delpy.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Moisés Silva de Azevedo Filho, Caroline Estevam de Carvalho Pessoa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.