Os EFEITOS DOS ATOS DE FALA NAS TIRINHAS DE ARMANDINHO
Palabras clave:
atos, efeito, tirinhaResumen
O artigo realizou o estudo dos sentidos presentes nas falas da tirinha Armandinho, à luz da teoria dos atos de fala. Bem como, analisou as construções de sentidos das tirinhas em relação aos seus elementos contextuais e a força ilocucionária dos enunciados dos personagens. Assim, as tirinhas analisadas buscam criar certos efeitos no leitor, tais como de crítica social. Embora haja nas tirinhas atos com força ilocucionários de declarar, ordenar ou aconselhar, mas efeitos perlocucionário de persuadir sobre as relações sociais em jogo nas tirinhas. Além disso, é preciso observar que a construção dos efeitos de sentidos nas tirinhas depende, também, de elementos extralinguísticos, como conhecimentos do leitor sobre o tema em pauta nas cenas de Armandinho. Logo, a ironia é um dos principais elementos usados para gerar certos sentidos nas tirinhas analisadas, nas quais a força ilocucionária de declarar, ordenar ou aconselhar têm efeitos perlocucionários, com foco nos sentidos a serem despertados no leitor.
Descargas
Citas
LOPES, Iveuta de Abreu. O Processo Interacional em Sala de Aula: um estudo comparativo em dois grupos sociais. 1989. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade de Brasília - UnB, Brasília, 1989.
LEVINSON, Stepher C. Pragmática. Tradução: Luís Carlos Borges; Aníbal Mari. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020.
MARCONDES, Danilo. Desenvolvimentos recentes na teoria dos atos de fala. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 13, n. 17, p. 25-39, dec. 2003. ISSN 0104-6675. Disponível em: http://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/179. Acesso em: 20 dez. 2022.
MARQUES, François André da Silva. Análise das teorias dos atos de fala de Searle e de Austin: aspectos fundamentais dos significados de um proferimento performativo. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
MARTINS, Francisco; COSTA, Arilson Corrêa da; PÔRTO, Karime da Fonseca. O delírio à luz da teoria dos atos de fala. Psicologia - Reflexão e Crítica, v. 13, n. 1, jul. 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 João Marcos Messias Miranda, Francisca Das Chagas De Moraes Da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.



