A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AS IDEIAS DOS PROFESSORES DE DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO

Autores

  • Lorraine Mori
  • Marcia Borin da Cunha

Palavras-chave:

Divulgação Cientí­fica, Professores, Recursos didáticos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre como os professores do Ensino Fundamental e Médio de diversas áreas de atuação, selecionam, utilizam e adaptam os textos de Divulgação Cientí­fica (DC) para utilizá-los em sala de aula. Realizamos a Análise de Conteúdo de Bardin em um corpus, que, por meio de um questionário, os professores concordaram que os textos de Divulgação Cientí­fica exercem um importante papel na aprendizagem dos estudantes, como um recurso a ser utilizado, mas ao mesmo tempo entendemos que há a necessidade de uma maior compreensão por parte dos professores sobre esse instrumento, amparado no desenvolvimento das condições para o exercí­cio da cidadania por meio de ações educativas que estejam voltadas à realidade social na qual o estudante encontra-se inserido. Além disso, os resultados apontam a necessidade de se trabalhar de forma crí­tica a Divulgação Cientí­fica, não somente no âmbito escolar (sala de aula) com os estudantes, mas também com os educadores (professores).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Como Citar

Lorraine Mori, & Marcia Borin da Cunha. (2020). A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AS IDEIAS DOS PROFESSORES DE DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(10). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1052