A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AS IDEIAS DOS PROFESSORES DE DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO
Palavras-chave:
Divulgação Científica, Professores, Recursos didáticosResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre como os professores do Ensino Fundamental e Médio de diversas áreas de atuação, selecionam, utilizam e adaptam os textos de Divulgação Científica (DC) para utilizá-los em sala de aula. Realizamos a Análise de Conteúdo de Bardin em um corpus, que, por meio de um questionário, os professores concordaram que os textos de Divulgação Científica exercem um importante papel na aprendizagem dos estudantes, como um recurso a ser utilizado, mas ao mesmo tempo entendemos que há a necessidade de uma maior compreensão por parte dos professores sobre esse instrumento, amparado no desenvolvimento das condições para o exercício da cidadania por meio de ações educativas que estejam voltadas à realidade social na qual o estudante encontra-se inserido. Além disso, os resultados apontam a necessidade de se trabalhar de forma crítica a Divulgação Científica, não somente no âmbito escolar (sala de aula) com os estudantes, mas também com os educadores (professores).