O LUGAR DOS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES: como nos vemos?

Autores

  • Carlos Alberto Máximo Pimenta
  • Ligia Maria de Mendonça Chaves Incrocci

Palavras-chave:

Mediação, Resolução de conflitos, Educação, Violência na escola

Resumo

Trata-se de reflexão sobre os processos de mediação e resolução de conflitos no interior da escola, como uma aposta à tensão entre criminalização e educação do aluno envolvido em agressões ou manifestações de violência. Evidencia-se, enquanto objetivo, apontar os elementos presentes no cotidiano escolar que podem contribuir para a superação da tendência de criminalização-policial-repressiva. Do ponto de vista metodológico, os dados empí­ricos foram obtidos por meio de pesquisa de campo, tendo como instrumento a técnica de observação e entrevistas dialogais. A mediação, no campo da educação formal, pode se constituir em instrumento de revisão do papel da escola, em que se valoriza o imaginário, a cultura e os modos de ser, sentir, pensar, viver e experienciar a vida daqueles que compõem o cotidiano escolar.

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Publicado

2020-03-25

Como Citar

Carlos Alberto Máximo Pimenta, & Ligia Maria de Mendonça Chaves Incrocci. (2020). O LUGAR DOS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES: como nos vemos? . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(10). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1062