O BINGO DAS FRAÇÕES SOB A ÓTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Eduardo dos Santos de Oliveira Braga
  • Valéria da Silva Lima

Resumo

Objetiva-se apresentar um relato de experiência sobre frações à luz da resolução de problemas. Para isso, foi utilizado o jogo bingo das frações numa turma de 36 alunos do 2° do ensino médio, de uma escola Estadual da baixada fluminense do Estado do Rio de Janeiro, em 2017. A fim de propiciar uma reflexão à prática do professor, o trabalho ressalta a importância do planejamento de uma aula e destaca a resolução de problemas, segundo Pólya (1995), na aplicação do jogo. A proposta surge da necessidade de relembrar frações para as aulas de sequências, uma vez que os alunos estavam apresentando dificuldades para encontrar a razão de uma progressão geométrica e para calcular a soma de finitos e/ou infinitos termos em ambos os tipos de sequências (aritmética e geométrica). Constata-se o caráter colaborativo, investigativo e argumentativo que o jogo pode desenvolver através da mediação do professor nas aulas de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, & Valéria da Silva Lima. (2020). O BINGO DAS FRAÇÕES SOB A ÓTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(16). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1626