O QUE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PENSAM SOBRE GENÉTICA? Concepções discentes baseada na Análise de conteúdo

Autores

  • Cristianni Antunes Leal
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles
  • Giselle Rôças

Resumo

A genética escolar é um componente curricular importante para os estudantes do ensino médio na disciplina Biologia, contudo, são baixos os í­ndices de aprendizagem em sua escolarização. Este estudo versa sobre a compreensão dos estudantes do ensino médio sobre o conceito de genética. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, levantando as concepções de estudantes de uma escola pública. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas à luz da Análise de conteúdo. Os resultados apontaram para três categorias que mostraram alguma superficialidade sobre a temática, dados semelhantes ao encontrado por outros autores ao discutirem o conceito de ensino de genética. Como proposição sugere-se uma reformulação metodológica para o ensino de genética, o que inclui os livros didáticos, assim como uma melhor formação docente para a abordagem deste conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Cristianni Antunes Leal, Rosane Moreira Silva de Meirelles, & Giselle Rôças. (2020). O QUE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PENSAM SOBRE GENÉTICA? Concepções discentes baseada na Análise de conteúdo. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(13). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1658