ECOLOGIA DA AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: lugares e estratégias
Resumo
O artigo comunica compreensões sobre como se constituem os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas por licenciandos em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) do Campus Dom Pedrito. A produção das informações foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e sua análise ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). No processo de análise, com interlocuções teóricas e empíricas, emergiu a categoria em que apresentamos como argumento central que os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar de professores de Ciências da Natureza são constituídos nas interações diversificadas, por meio das estratégias e da ação ecologizada da prática docente. Com essa afirmação, entendemos o estágio, os projetos e as atividades que possibilitam a prática docente como lugares e as práticas profissionais e planejamentos a partir de temas como estratégias que irão contribuir na formação interdisciplinar.