HABITAR A CIÊNCIA, TRANSGREDIR VERDADES, INTERDISCIPLINARIZAR SABERES

Autores

  • Josenildo Soares Bezerra

Resumo

As discussões em torno das Ciências Humanas, saberes interdisciplinares e educação crí­tica, desde sempre causam polêmicas e desconfortos no embate acadêmico. As chamadas Ciências Exatas e Biomédicas, que possuem outra lógica de pensar e mensurar os fatos, acreditam que os cientistas das humanidades vivem em devaneios e poetizando o fazer pesquisa. A princí­pio, devanear, poetizar, fazer das nossas pesquisas uma verdadeira obra de arte não tem nada de errado, pois estamos em um campo do saber que o subjetivo e a falta, o vir-a-ser é nosso esteio basilar para pensar o humano e suas infindáveis demandas do existir. Nesse texto trago reflexões sob a luz de Merleau-Ponty (2004), Morin (2010) e Foucault (1999), Bataille (2013) e, então, interdisciplinarizar possibilidades de construir saberes a partir de dispersões conceituais, deslizamento entre áreas conhecidamente incapazes de produzir saberes em comunhão, para pensar em uma sociedade mais equânime e liberta de maniqueí­smos. Transdisciplinarizar para construir saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Josenildo Soares Bezerra. (2020). HABITAR A CIÊNCIA, TRANSGREDIR VERDADES, INTERDISCIPLINARIZAR SABERES. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(13). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1661