HABITAR A CIÊNCIA, TRANSGREDIR VERDADES, INTERDISCIPLINARIZAR SABERES
Resumo
As discussões em torno das Ciências Humanas, saberes interdisciplinares e educação crítica, desde sempre causam polêmicas e desconfortos no embate acadêmico. As chamadas Ciências Exatas e Biomédicas, que possuem outra lógica de pensar e mensurar os fatos, acreditam que os cientistas das humanidades vivem em devaneios e poetizando o fazer pesquisa. A princípio, devanear, poetizar, fazer das nossas pesquisas uma verdadeira obra de arte não tem nada de errado, pois estamos em um campo do saber que o subjetivo e a falta, o vir-a-ser é nosso esteio basilar para pensar o humano e suas infindáveis demandas do existir. Nesse texto trago reflexões sob a luz de Merleau-Ponty (2004), Morin (2010) e Foucault (1999), Bataille (2013) e, então, interdisciplinarizar possibilidades de construir saberes a partir de dispersões conceituais, deslizamento entre áreas conhecidamente incapazes de produzir saberes em comunhão, para pensar em uma sociedade mais equânime e liberta de maniqueísmos. Transdisciplinarizar para construir saberes.