ENSINANDO E CANTANDO: as bandas garotos podres e cólera nos primórdios do punk no brasil

Autores

  • Leonardo Guedes Henn
  • Ocemar Marcelo Rodrigues

Resumo

O trabalho discute a perspectiva de ensino não formal de determinadas expressões artí­sticas populares, no caso bandas de rock. Para tanto, adota-se, como centro do estudo, as canções e as posturas públicas das bandas de punk rock, Garotos Podres e Cólera, em seus primeiros anos de trajetória, na década de 1980. Destaca-se, especialmente, as mensagens das canções dos álbuns (discos), Mais Podres Do Que Nunca, da primeira banda citada, e Pela Paz em Todo o Mundo, da segunda. Utiliza-se o método dialético, atentando-se para as múltiplas determinações históricas que incidem no objeto da pesquisa. Conclui-se que as mensagens das letras das canções e as posturas públicas das bandas em questão podem ser consideradas como uma expressão de ensino não formal extremamente significativa, pois integraliza o tipo de relação estabelecida entre os artistas e os seus públicos

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Publicado

2020-04-18

Como Citar

Leonardo Guedes Henn, & Ocemar Marcelo Rodrigues. (2020). ENSINANDO E CANTANDO: as bandas garotos podres e cólera nos primórdios do punk no brasil. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(13). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1664