TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: o programa compras públicas sustentáveis educação profissional e tecnológica

Autores

  • Juliana Vieira Saldanha
  • Lucijane Monteiro de Abreu
  • Aurélio Ferreira Borges

Resumo

O Brasil instituiu em 2010 a Instrução Normativa nº 10, que visa estabelecer a inserção de critérios sustentáveis nas compras e contratações da administração pública. Este artigo tem como objetivo avaliar fatores que dificultam a execução de compras públicas sustentáveis (CPS) em instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi desenvolvida pesquisa com fundamentação teórica exploratória, não experimental, utilizando-se do estudo de caso como fonte de evidências, tais como a percepção dos respondentes no processo de compras, pesquisa documental e bibliográfica e observação participante. Foram aplicadas estatí­sticas descritivas e inferenciais, tais como análise fatorial, análise de correlação e teste U de Mann Whitney, contidas no pacote estatí­stico SPSS. As avaliações verificaram pouca familiaridade com as CPS e pouca orientação sobre a inserção de critérios sustentáveis. Fatores facilitadores foram identificados, tais como a consolidação da compra compartilhada e a aceitação das CPS.

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

Juliana Vieira Saldanha, Lucijane Monteiro de Abreu, & Aurélio Ferreira Borges. (2020). TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: o programa compras públicas sustentáveis educação profissional e tecnológica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(15). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1691

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