IMPLANTANDO PLAC EM CAICÓ/RN: o ensino de lí­ngua portuguesa para refugiados venezuelanos

Autores

  • Márcia Rejane de Oliveira

Resumo

Com o recente aumento do fluxo de entrada de imigrantes refugiados no Brasil, surgiu, nos últimos anos, neste paí­s, um processo pelo qual a lí­ngua portuguesa passou a ser uma necessidade de várias pessoas que aqui vieram pedir asilo ou refúgio. Este trabalho tem o intuito de mostrar, por meio de um breve relato de experiência, a realização de um curso de Português como Lí­ngua de Acolhimento (PLAc), oferecido a um grupo de refugiados venezuelanos acolhidos pela ONG SOS Aldeias Infantis, em Caicó/RN. Nosso principal objetivo foi mostrar alguns métodos e atividades usadas, além das principais dificuldades encontradas nesta ação. Para Gomes de Matos (2014), professores podem praticar simples ações positivas que os transformem em agentes humanizadores, tais como conhecer as histórias, as expectativas e os desejos dos seus alunos. Tomando como base esta Linguí­stica da Paz, vimos que, de fato, a dimensão afetiva dos seres discursivos envolvidos no processo teve um rol importante para o sucesso deste projeto.

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

Márcia Rejane de Oliveira. (2020). IMPLANTANDO PLAC EM CAICÓ/RN: o ensino de lí­ngua portuguesa para refugiados venezuelanos. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(15). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1699