IMPLANTANDO PLAC EM CAICÓ/RN: o ensino de língua portuguesa para refugiados venezuelanos
Resumo
Com o recente aumento do fluxo de entrada de imigrantes refugiados no Brasil, surgiu, nos últimos anos, neste país, um processo pelo qual a língua portuguesa passou a ser uma necessidade de várias pessoas que aqui vieram pedir asilo ou refúgio. Este trabalho tem o intuito de mostrar, por meio de um breve relato de experiência, a realização de um curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), oferecido a um grupo de refugiados venezuelanos acolhidos pela ONG SOS Aldeias Infantis, em Caicó/RN. Nosso principal objetivo foi mostrar alguns métodos e atividades usadas, além das principais dificuldades encontradas nesta ação. Para Gomes de Matos (2014), professores podem praticar simples ações positivas que os transformem em agentes humanizadores, tais como conhecer as histórias, as expectativas e os desejos dos seus alunos. Tomando como base esta Linguística da Paz, vimos que, de fato, a dimensão afetiva dos seres discursivos envolvidos no processo teve um rol importante para o sucesso deste projeto.