A CONTIGÊNCIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM CENÁRIO DE REFORMAS

Autores

  • Brena Kécia Andrade de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Meyre-Ester Barbosa de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Joana Elisa Röwer Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio. BNCC. Disciplina de Sociologia.

Resumo

Neste texto, examinam-se os aspectos que motivaram a destituição da disciplina de Sociologia na Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/17) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na perspectiva de se compreender os interesses e as relações de poder em cena no âmbito educacional. Para o desenvolvimento do trabalho, adota-se a abordagem qualitativa e realiza-se uma pesquisa bibliográfica e documental. A análise que se construiu da educação nos aproxima dos pressupostos pós-estruturais, uma vez que se questiona qualquer determinismo sobre o social. Devido a esse posicionamento, distancia-se da perspectiva estadocêntrica, que centraliza a definição das polí­ticas no âmbito do Estado, e defende-se que elas estão passí­veis a traduções e recontextualizações nos microcontextos pelos sujeitos escolares. Por sua vez, considera-se que a disciplina de Sociologia foi deslegitimada por não favorecer os sentidos de qualidade que foram hegemonizados nas polí­ticas curriculares. Além disso, o componente possui um direcionamento de trabalho que confronta os interesses de mercado e a legitimidade de ordens hierárquicas e conservadoras.

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Biografia do Autor

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui graduação em Pedagogia (1992) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2003) ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN . É professora Adjunta da UERN vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Mossoró/RN. Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas Currí­culo e Ensino (GEPCE/FE/UERN); membro do Grupo de Pesquisa Currí­culo, Formação e Educação em Direitos Humanos (PROPED/UERJ). Tem desenvolvido estudos na área de formação de professores e polí­ticas curriculares. Atualmente coordena o projeto de pesquisa intitulado A polí­tica curricular no municí­pio de Mossoró: articulações entre currí­culo e formação de professores. É diretora da Faculdade de Educação da UERN.

Joana Elisa Röwer, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professora Adjunta da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB. Doutora em Educação (2016); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2009); Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2002); Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Já atuou na Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino médio, sociologia, formação docente, ensino de sociologia e Pesquisa (Auto)biográfica. 

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

Andrade de Oliveira, B. K., Oliveira , M.-E. B. de ., & Röwer, J. E. . (2020). A CONTIGÊNCIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM CENÁRIO DE REFORMAS . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(17). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1704